Mesmo após os resultados das urnas no ultimo domingo, parlamentares apontam a disputa pelo posto maior do Poder Executivo entre Carlos Roberto (PSDB) e o atual prefeito Sebastião Almeida (PT) em 2012. Mesmo não eleito deputado federal, a oposição aponta o tucano como principal nome no município para a posição.
O vereador Geraldo Celestino (PSDB) acredita que o resultado expresso pela população nas urnas, no ultimo dia 3, serve como estímulo para as eleições de 2012. "O número de votos conquistados, principalmente com o Carlos Roberto que será o nome para concorrer o cargo maior do Executivo, exige da oposição mais empenho e trabalho para a disputa pela Prefeitura", disse Celestino.
Integrante do grupo de centro, denominado "Centrão", o parlamentar Eduardo Carneiro (PSL) aposta em Carlos Roberto para concorrer à eleição para Administração Municipal pela expressiva votação obtida na concorrência pelo cargo de deputado federal. "Apesar da expressiva e incontestável vitória que teve o PT, o Carlos Roberto demonstrou forças nas urnas e mantém a liderança política no município", destaca Carneiro.
Situação – José Luiz (PT) adota o discurso de que será mera especulação qualquer outro nome a não ser o de Almeida para concorrer a Prefeitura em 2012. "Em respeito à liderança do atual prefeito, (ele) continua e será o nome do PT em Guarulhos, independente da votação expressiva do Alencar e da Janete", afirma Luiz.
Jonas Dias (PT) aponta o prefeito Sebastião Almeida como o grande vencedor destas eleições e destaca a consolidação do partido no município pela eleição de Alencar Santana ao posto de deputado estadual e de Janete Pietá ao Congresso Nacional. "Todos os candidatos que tiveram o apoio de Almeida venceram. Além do Partido dos Trabalhadores, quem ganha é a população guarulhense com o ingresso dos candidatos a esferas maiores", enaltece Dias.
Com mais cautela, Eduardo Soltur (PV) prefere aguardar como se comporta o atual quadro político até 2012 para manifestar sua opinião. "Cada eleição é uma eleição e muita água vai rolar até 2012. Mas é evidente que o resultado consolida a força petista em Guarulhos pela votação expressiva de seus candidatos", declara Soltur.