No entanto, alguns sinalizam que as escolhas de hoje podem ser uma amostra do que está por vir no Governo Municipal em 2012. Pelo lado da oposição, o vereador Romildo Santos (PSDB) aponta o candidato Carlos Roberto e pelo outro Edmilson Souza (PT) aposta na manutenção do atual prefeito Sebastião Almeida (PT).
Mesmo com a possível eleição de Janete, representantes aliados ao Governo descartam a possibilidade da esposa do ex-prefeito Elói Pietá disputar o posto maior do Executivo em 2012. Em contrapartida, opositores apostam na eleição dos principais candidatos para fortalecer a campanha pelo Governo Municipal em 2012.
Oposição busca mudanças
Romildo Santos (PSDB) – "A cidade precisa de oposição! Caso o Carlos Roberto seja eleito, tenho certeza que vem forte para 2012. Com isso, a cidade terá mais opções de escolha"
Ricardo Rui (PPS) – "O Alan e o Carlos Roberto em outras esferas superiores representam novas alternativas para 2012 e isso é saudável para a democracia. Representantes atuais não fizeram nada. Precisamos fazer frente à estrutura atual"
Eduardo Kamei (PSDB) – "Será valioso para a cidade a eleição dos Alan e do Carlos. Com os dois em esferas maiores será garantia de recursos para o município, além de proporcionar um novo desenho para o cenário político da cidade"
Situação aponta compromisso
Edmilson Souza (PT) – "O Alencar será voz ativa na Assembleia Legislativa e a Janete no Congresso. Tanto um quanto outro irá defender o seu mandato, e o candidato petista para concorrer a prefeitura será o atual prefeito Sebastião Almeida".
José Luiz (PT) – "Os dois candidatos têm o comprometimento com a cidade, já que precisa da intervenção do Governo Estadual e o Federal para que possamos reduzir a desigualdade social", declara Luiz sobre as candidaturas de Alencar Santana e Janete Pietá.
Marisa de Sá (PT) – "Acredito ser muito cedo para especulações sobre as eleições de 2012, até porque o prefeito pode ser candidato à reeleição. Tudo deve acontecer no seu devido tempo"