Política

Parlamentares de Guarulhos divergem sobre reforma política

Projeto deve ser votado na Câmara dos Deputados na quarta-feira

O projeto que propõe a reforma política, de autoria do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), tem causado divergências entre os parlamentares de Guarulhos. Vereadores e deputados concordam sobre a importância da reforma, contudo alguns pontos têm causado dissensões.

"A reforma política deve acontecer principalmente pela existência de muitos partidos políticos que acabam usando o processo eleitoral para obter vantagens", afirmou o vereador Geraldo Celestino (PSDB) que acredita que está mais do que na hora para acontecer à mudança.

Leia também: Financiamento público da campanha e sistema de votos divide opiniões

Já o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) acredita que a proposta é complexa e contraditória. "Esse assunto deveria ser amplamente discutido durante um mandato para ter validade no outro. Penso que a única reforma que deveria ser feita nesse momento é com relação às coligações, porque isso implica na depuração natural dos partidos", afirmou.

O projeto será votado no próximo dia 21, na Câmara Federal, e atualmente está aberto para receber sugestões dos demais parlamentares e dos mais diversos setores da sociedade. "O Brasil precisa ter um sistema mais justo e mais transparente, que garanta a devida representatividade no parlamento", afirmou o deputado estadual Alencar Santana (PT).

Posso ajudar?