Acompanhado por um público da melhor idade, o prefeito de Guarulhos, Guti, inaugurou no Parque Santos Dumont oficialmente nesta terça-feira (21) o 16º polo do projeto Academia na Praça 60+, que fica na EPG Álvaro Mesquita (rua Guimarães Rosa, 124). A ação integra o Programa de Envelhecimento Ativo, que oferece atividades físicas, de lazer e de recreação a pessoas acima de 60 anos.
“Este projeto é muito bacana porque celebra a vida e a saúde. Quanto mais tivermos iniciativas como esta, menos precisaremos de hospitais e de UBS. Mais de 1.500 pessoas já participam da Academia 60+ e estamos investindo muito em propostas que fazem a diferença para muita gente, proporcionando bem-estar e qualidade de vida”, destacou o prefeito.
A possibilidade de convivência e a integração entre a turma da melhor idade foi lembrada pelo subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair. “Além de atividade física o projeto traz a socialização entre as pessoas. Na primeira gestão do prefeito Guti fizemos dez polos espalhados pela cidade e nesta vamos atingir 20”, disse.
A ação da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, visa à promoção da qualidade de vida e da saúde, à integração do público com mais de 60 anos e também a possibilitar o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.
Aprovação
Apesar da osteoporose, Sinézia Benigo de Araújo, 71 anos, não gosta de ficar parada. Moradora do bairro, ela frequenta o polo desde março. “É ótimo para a saúde fazer ginástica. Sempre fiz caminhada. Quando não faço atividade é muito ruim, sinto uma agonia”, revelou a idosa, que tem quatro filhos, nove netos e dois bisnetos.
As aulas são conduzidas por professores de educação física e acontecem no local às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h. Elas incluem ginástica de baixo impacto, alongamento, atividades ritmadas e caminhadas. Interessados em participar podem se inscrever no próprio local.