A Assessoria de Imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos informa que, atualmente, a região abastecida pelo Sistema Alto Tietê, caso do bairro citado, está operando em sistema de um dia com água para dois dias sem, em consequência da disponibilidade de água para toda essa região. Esse sistema é variável, como resultado do consumo diário. Informação sobre rodízio de água pode ser obtida pela Central de Atendimento Telefônico 0800-101042, por meio do e-mail [email protected] ou pelo site www.saaeguarulhos.sp.gov.br. O Saae também disponibiliza no celular consulta sobre rodízio de água, entre outras funcionalidades, para quem tem aparelho celular com sistemas operacionais iOS (https://itunes.apple.com/br/app/id875944319?mt=8) e Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.saaeguarulhos.saaeatendimentovirtual).
Para enfrentar esses tempos de racionamento com menos desconforto, é importante que a caixa-d’água do imóvel seja adequada para o consumo; isso ajuda a evitar que falte água quando o abastecimento tiver de ser interrompido. O Saae orienta a população quanto ao volume de reservação recomendado, considerando o número de pessoas. Para analisar se o conjunto residencial citado está com as instalações hidráulicas internas adequadas para a demanda, o Saae vai programar uma vistoria no local. Posteriormente, vai orientar o conjunto residencial.
O Saae está analisando as melhores alternativas de abastecimento, tendo em vista a redução da oferta de água para Guarulhos, em função da diminuição do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo, mas a diminuição da disponibilidade de água torna necessária a economia de água. É fundamental que todos colaborem como sempre têm colaborado, ajudando com o uso cada vez mais racional de água; agora, mais do que nunca, é tempo de economizar.