Demorou, mas estou de volta com mais duas lições de inovação que a Apple e seu falecido criador tem para nos ensinar:
Motivação
Apesar de haver algumas discordâncias, é impossível de negar que a Apple seja uma exemplo de liderança, tanto na forma de seus líderes que inspiraram times de projetistas para desenvolver produtos que pudessem realmente encantar seus usuários, quanto na forma como motivaram usuários a exigirem produtos que fossem cada vez melhores e que pudessem superar as expectativas vigentes.
O autor inglês Simon Sinek criou um conceito para descrever como empresas como a Apple e seu líder Steve Jobs inspiram suas equipes e consumidores, algo que ele chama o “Círculo de Ouro”. Basicamente funciona da seguinte forma, as maiorias das empresas ao se comunicarem começam explicando “O que” fazem e depois o “Como” fazem – que caracteriza o seu diferencial – no caso da Apple a comunicação soaria da seguinte forma: “Somos a Apple, nós fabricamos computadores e eletrônicos – o ‘O que’ – que são muito bem desenhados e belos, fáceis de usar e amigáveis – o ‘Como’”.
Mas empresas como a Apple não se comunicam assim, ele começam deixando bem o “Porque” eles fazem qualquer coisa (o propósito), depois o “Como” e por fim o “O que”. Ao final a comunicação da Apple soa assim: “Somos a Apple, nós acreditamos que tudo que fazemos tem que desafiar o que já está estabelecido, temos que sempre pensar diferente – o ‘Porque’ – e fazemos isso projetando produtos que são muito bem desenhados e belos, fáceis de usar e amigáveis – o ‘Como’; estes produtos vem a ser computadores e eletrônicos – o ‘O que’.”
Excelência na simplicidade
Para mim a maior lição da gigante de tecnologia americana e Jobs é, também, a mais simples. Segundo os princípios da engenharia, a melhor solução é sempre a mais simples, portanto conseguir entregar o melhor produto ou serviço possível valorizando a simplicidade e a usabilidade e assim conseguir conquistar não a satisfação, mas a admiração de seus usuários é algo fantástico.
Utilizando as palavras de Jobs – Stay hungry. Stay foolish – Continue insaciável. Continue louco.
Fernando Domingues é gerente de Marketing do Colégio e Faculdade Eniac