A participação brasileira no maior evento de economia criativa do mundo, o americano South by Southwest (SXSW), em Austin, nos Estados Unidos, gerou US$ 18,9 milhões em negócios. O resultado foi melhor que a estimativa de US$ 7 milhões da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), responsável pela seleção das 57 empresas. No ano passado, a presença nacional gerou US$ 5 milhões.
Essa foi a segunda participação do Brasil no megafestival de tecnologia, cinema, música, games e mídias sociais, que conta com presença robusta de países como Alemanha, Canadá, México e Inglaterra. Além dos quase US$ 19 milhões em negócios para serem firmados em até um ano, o trade show permitiu também a captação de US$ 7,97 milhões em investimentos para as empresas nacionais nos próximos anos.
Já as startups selecionadas pela Apex conseguiram US$ 6,8 milhões para estruturar seus negócios. Antes do encontro, as 11 startups que participaram do chamado Startup Village estimaram em US$ 25 milhões a necessidade de investimentos de todo o portfólio. Elas tiveram a oportunidade de se reunir com três potenciais investidores e parceiros de negócios selecionados pela organização do festival. “Para um único evento, em dois dias, avaliamos como bem positivo esse resultado”, disse Igor Brandão, coordenador dos projetos setoriais da Apex.
A Apex-Brasil tem ampliado a atuação nos Estados Unidos e o SXSW é parte deste esforço. Em 2014, a Agência levou 28 empresas a Austin, entre startups e empresas já consolidadas de diversos setores da economia criativa. Pela Casa Brasil, espaço para apresentação do conteúdo brasileiro de economia criativa e networking, passaram mil pessoas por dia para assistir às palestras, workshops, shows, filmes, games etc.
Amure Pinho, CEO da Blogo – empresa que criou um aplicativo que funciona como editor para blogueiros profissionais – foi pela segunda vez ao festival com dois objetivos: se encontrar com algumas empresas específicas, grandes players do mercado, como a Dropbox, Dobe e HP, e conversar com investidores para acelerar desenvolvimento e aumentar o segmento de mercado.
“Aprendi com os erros do ano passado e fui muito focado neste ano, com o apoio da Apex. É tanta coisa boa que você quase se perde”, afirmou. Ele conversou com dez investidores, dos quais cinco ainda mantêm as negociações. A expectativa é de que consiga aportes de US$ 600 mil até o fim do primeiro semestre.”Esse dever de casa de mapear quem são os potenciais parceiros e investimentos, além dos concorrentes, é fator chave do sucesso da participação das empresas”, avaliou Brandão.
A Blogo foi criada em agosto do ano passado e já tem 10 mil clientes em 80 países. Nos cinco meses de 2014, a empresa faturou R$ 230 mil. O app ainda só roda no Mac, da Apple. Até o primeiro semestre, eles vão lançar uma versão para o Ipad – com mercado 25 vezes maior do que o Mac, o que deve garantir R$ 600 mil de faturamento em 2015 e de 25 mil a 35 mil clientes. O próximo passo, com o apoio dos investimentos, é fazer uma versão para o Windows e 2016, o que aumentará exponencialmente o mercado.
“O dólar caro ajudou. Por mais que a economia brasileira esteja passando por período conturbado internamente, é uma excelente oportunidade para investidores de fora se associar a bons negócios sem gastar muito”, afirmou.
Para Alexandre Petry, coordenador de investimento estrangeiro direto da Apex, esse nicho de mercado conseguiu se sobressair ao marasmo da economia brasileira atualmente. “Se não estamos no melhor do momento, os investidores têm a certeza que podem aportar recursos aqui porque daqui a dois, três, quatro anos, o País vai voltar a crescer”, explicou.
Evento dá projeção para startups
Criado como um evento de música em 1987, o SXSW cresce a cada ano e ganha cada vez mais respeito como um dos maiores festivais de criatividade. As atrações do evento misturam música, cinema e tecnologia. Entre as empresas iniciantes de tecnologia, o SXSW tem se tornado um dos eventos mais importantes do mundo. Inclusive para as startups brasileiras o festival tem sido considerado produtivo, se sobrepondo a outras feiras famosas, como o TechCrunch Disrupt, organizado no segundo semestre, em São Francisco.
Foi no SXSW, por exemplo, que o Twitter ganhou projeção mundial, A empresa havia sido lançada nove meses antes do festival, mas ficou conhecida após pagar US$ 11 mil para ter seu produto exibido em monitores do Centro de Convenções de Austin, onde é realizada parte do evento.