A participação de Guarulhos no Programa Roda SP, gerenciado pela Secretaria de Turismo do Estado, ainda não está definida. A decisão deve ocorrer até o final deste mês. No último ano, o município esteve presente na edição do Circuito das Nascentes, que contava com as cidades de Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Ribeirão Pires, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Em três rotas destinadas aos guarulhenses houve quase 300 embarques.
Para integrar o programa turístico, cada cidade deve manifestar o seu interesse junto à Secretaria de Turismo do Estado. De acordo com fontes do GuarulhosWeb próximas da Pasta Estadual, o município de Guarulhos ainda não solicitou a sua participação no evento. A cidade integrou a rota do Roda SP pela primeira vez, no último ano, depois de quatro anos de existência desta iniciativa. O ponto turístico guarulhense escolhido na ocasião foi o parque Bosque Maia.
No entanto, a reportagem obteve a informação que a definição sobre o ingresso guarulhense dentro dos percursos destinados às cidades que compõe a região do Alto Tietê deve ser realizada até o final deste mês, pelo secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, deputado federal licenciado pelo Partido Verde, caso a Administração Pública o desejo de integrar o circuito a ser realizado entre os municípios da região.
O GuarulhosWeb entrou em contato, por telefone, com a diretora do Departamento de Turismo de Guarulhos, Josefa Leôncio, para comentar o assunto, mas não obteve êxito. O programa começou neste ano no dia 29 do mês passado nos municípios que abrange o litoral paulista. Naquela região estão disponíveis vinte rotas alternativas. Este roteiro tem suas atividades previstas para serem encerradas no dia 29 deste mês.
O Roda SP é um programa itinerante, que percorre diversas regiões do Estado ao longo do ano acompanhando grandes fluxos de turistas em festas, eventos e festas escolares. A partir de roteiros desenhados para se otimizar a visitação aos atrativos das cidades, é possível embarcar e desembarcar quantas vezes quiser, permanecendo nos pontos turísticos pelo tempo que desejar.



