Com aproximadamente 98% dos votos apurados na manhã desta segunda-feira, o Estado do México terá Alfredo del Mazo, candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), do presidente Enrique Peña Nieto, como futuro governador. Mazo teve 33,68% dos votos contra 30,84% de Delfina Gómez, do Movimento de Regeneración Nacional (Morena).
A vitória de del Mazo apresenta um alívio para o partido de Peña Nieto antes das eleições presidenciais do próximo ano. A corrida pelo governo do Estado de México foi vista como referencial para o governo do presidente.
O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias. No entanto, o líder de esquerda e fundador do Morena, Andrés Manuel López Obrador, rejeitou a apuração e afirmou que a rápida contagem da agência eleitoral estadual não era confiável. “Não aceitaremos esse resultado do PRI”, disse Obrador, em uma declaração na TV. “Não aceitaremos essa fraude eleitoral”, afirmou o líder, complementando que o Morena atuaria de forma responsável, não buscando a violência ou o confronto.
O resultado favorável ao partido de Peña Nieto alavancou o peso mexicano, fazendo com que a moeda do México avançasse ao maior nível desde setembro na comparação com o dólar. “Embora a aprovação do presidente esteja atualmente em um único dígito, a votação de ontem é um bom presságio para as chances de seu partido se manter na presidência nas eleições do próximo ano”, disse a Capital Economics. Às 12h27 (de Brasília), o dólar recuava a 18,3930 pesos mexicanos, de 18,6893 pesos mexicanos no fim da tarde de sexta-feira.