O Partido Democrático Unionista (DUP, na sigla em inglês) da Irlanda do Norte chegou a um acordo final com o Partido Conservador para formar um governo de minoria no Reino Unido, apoiando a premiê, Theresa May, segundo informações da rede de notícias BBC.
A partir de agora, os 10 parlamentares do DUP irão apoiar os Conservadores nas principais votações na Casa nos próximos dois anos. No entanto, o acordo não significa a formação de uma coalizão formal, de acordo com a rede britânica de notícias.
O acordo é um arranjo de “confiança e oferta”, o que significa na prática que o DUP apoiará o partido de May nos principais temas que poderiam ameaçar a sobrevivência do governo. Em troca, o partido norte irlandês receberá um apoio financeiro maior do governo britânico, com melhora do tratamento para veteranos do Exército na região. No entanto, o DUP não confirmou relatos de que receberia 2 bilhões de libras como financiamento extra.
A líder do DUP, Arlene Foster, finalizou o pacto ao lado da premiê em Downing Street, em Londres, em eventos na qual as duas apertaram mãos. Foster afirmou que seu partido apoiará o Brexit “em nome da segurança e prosperidade” e que a partir de agora o Reino Unido terá um “governo estável”.
O acordo foi finalizado após duas semanas de conversas, desde que o resultado das novas eleições, convocadas por May, deixou o Parlamento suspenso, sem governo formado.