Cidades

Passageiros aprovam obrigação do uso de máscaras em ônibus de Guarulhos, a partir desta segunda-feira

Reportagem ouviu passageiros nesta semana, inclusive quem não estava de máscaras

O novo decreto da Prefeitura, que obriga, a partir desta segunda-feira, 27/4, a utilização de máscaras descartáveis ou de tecido para usuários do transporte público da cidade como medida protetiva no combate ao novo coronavírus, foi aprovado por passageiros de ônibus ouvidos pelo GuarulhosWeb.

A reportagem esteve no Centro na última quarta-feira, 22/4, e observou que boa parte de munícipes não estão usando o equipamento. Porém, mesmo entre aqueles que ainda não se adequaram à nova determinação, há consenso quanto à obrigatoriedade. “Eu ainda não encontrei, mas já pedi para o rapaz trazer pra mim. Na próxima vez estarei com a máscara”, disse o aposentado Israel Dias, de 55 anos, que esperava a linha 702 (Unifesp Pimentas / Praça da Saudade) no ponto da Matriz e foi ao Centro pagar contas.

A auxiliar de limpeza Célia Maria da Silva, de 57 anos, com a proteção facial, aprovou a medida da administração, mas cobrou para que seja respeitada pela população. “Espero que dê certo e que tenha fiscalização. Vejo vários ônibus lotados de pessoas sem máscaras”, afirmou.

A poucos metros dali, no ponto de ônibus em frente ao Procon da rua Sete de Setembro, a reportagem encontrou Geni Ferreira da Silva, que também foi ao Centro resolver burocracias. Ela aprovou a determinação do prefeito Guti, porém reclamou da quantidade de pessoas que continuam utilizando o transporte público no período de quarentena. “Ainda há aglomeração nos ônibus e a maioria não está usando máscara. Eu acho válido o uso, pelo menos o povo se previne”, declarou.

O parágrafo do decreto 36.811, que obriga a utilização da máscara, entrará em vigor na segunda-feira e inclui, além dos ônibus, o uso do adereço em táxis, carros de aplicativos e outros meios de transportes públicos. A partir desta data, o motorista deverá barrar a entrada no veículo do usuário que não estiver devidamente protegido.

Posso ajudar?