Cidades

Passageiros do Aeroporto têm internet grátis

Basta se cadastrar para ter acesso à rede sem fio

Desde a última quarta-feira, passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos podem acessar a internet de modo gratuito e ilimitado. O acesso foi liberado nas áreas de embarque por um período de uma semana, prazo que a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) estabeleceu para a operação assistida com a empresa de telefonia Tim.

O serviço em fase de experimentação é oferecido pela Infraero, que fez um acordo com três operadoras: em troca de publicidade, elas não cobram pela internet. Inicialmente, apenas a rede da TIM estará disponível. As outras duas empresas que participarão do acordo serão Linktel e Net. Contudo, a Infraero ainda não definiu para o acesso.

Para usar o serviço, o passageiro será orientado a fazer um cadastro ao abrir o navegador. Depois, terá de inserir o número do cartão de embarque para validar o acesso.

O administrador de empresas, Rafael Mancini Abreu, 28 anos, considera que a Infraero demorou para tomar esse tipo de iniciativa. "Muitos lugares, como livrarias e cyber cafés já disponibilizavam o acesso gratuito aos clientes. O tempo que fico no aeroporto é essencial para adiantar tarefas profissionais".

Como o analista de sistemas, Timóteo Bega, 30, viaja até quatro vezes por semana em função do trabalho, a internet sem fio vai beneficiá-lo. "O acesso ilimitado vai otimizar meus custos pessoais e o da empresa também".

De acordo com a Tim, em Cumbica, 500 passageiros poderão acessar a internet simultaneamente; em Congonhas, 600. Nos dois casos, a oferta é inferior à demanda: em Cumbica passam cerca de 1.700 passageiros nas áreas de embarque por hora; em Congonhas, 1.300.

O wi-fi grátis também foi liberado nas áreas de embarque dos aeroportos de Congonhas, Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Recife, Fortaleza, Pampulha (MG), Brasília e Porto Alegre.