Cidades

Passageiros reclamam dos motoristas de transporte público que usam o celular

Infração é prevista no Código de Trânsito e pode gerar multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira

Passageiros reclamam da irresponsabilidade de alguns motoristas do transporte público municipal que utilizam o celular enquanto dirigem. Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que usar o aparelho telefônico comete infração média, que gera quatro pontos na carteira e uma multa no valor de R$ 85,13.

O aposentado, José Francisco, 73 anos, já presenciou diversos motoristas de ônibus conversando ao celular. "Além de ser um ato ilícito, é perigoso porque coloca a vida dos passageiros em risco."

Para a vendedora, Tamires Silva Santos, 18, a atitude de atender o telefone enquanto dirige é uma irresponsabilidade dos condutores. "O fato destes profissionais estarem transportando pessoas requer o máximo de atenção. Independente da situação em que se encontram no trânsito, basta o celular tocar, para eles atenderem."

Segundo o fiscal responsável pelo Terminal São João, funcionário da Transurbano Guarulhos, Valdemir Rosa, 41, nenhum passageiro fez uma reclamação sobre motoristas que estivessem dirigindo e conversando ao celular ao mesmo tempo.

"Se soubermos de algum condutor que utiliza o celular enquanto dirige, ele será advertido, porque existe uma norma da empresa que proíbe o uso do aparelho telefônico durante a condução do veículo. Tanto o motorista, quanto o cobrador são orientados para não utilizarem o celular durante o expediente", afirma Rosa.

De acordo com a Guarupas, as empresas responsáveis pelas linhas de ônibus municipais de Guarulhos são autônomas para realizar processo de treinamento e orientação para motoristas e cobradores. As regras internas de cada empresa independem das normas da Guarupas.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito não se pronunciou sobre o assunto.

Posso ajudar?