Policial

Pássaro em extinção e mais 30 aves são capturadas pela GCM no Cocaia

Denúncia anônima levou à apreensão dos animais na manhã de sexta-feira; uma pessoa foi presa

Uma denúncia anônima levou o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal apreender 31 pássaros silvestres na manhã da sexta-feira, por volta das 9h, em uma residência na rua Conceição das Alagoas, no Cocaia. Segundo informações dos guardas civis, os pássaros estavam no interior da residência, na garagem. Pássaros de diveras espécies, incluindo uma em extinção – o azulão – estavam em gaiolas de diversos tamanhos e bem tratados. O dono dos pássaros, um homem de 55 anos, foi conduzido a delegacia de meio ambiente de Guarulhos acusado de crime ambiental.

A polícia não havia feito o levantamento do valor total das aves apreendidas, mas estima-se que um dos pássaros, o pixarro, valeria por volta de R$ 2 mil. Além dele, espécies como o sabiá, cardeal, galo da campina e pássaro preto, também foram apreendidos.

O dono dos pássaros disse que não criava os animais para comércio, e sim, como hobbie. "É como se fosse um vício. Vou comprando porque gosto. Não vendo. Já quiseram comprar alguns, mas eu não vendo", disse ao ser indagado pelos guardas. O acusado não quis dizer onde e com quem consegue as aves.

Duas caminhonetes e uma viatura da Guarda Civil foram usadas para transportar os passarinhos. No local a GCM encontrou também 25 anilhas para identificação dos animais que foram cedidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). No entanto o acusado tinha permissão para criar apenas nove pássaros e nenhum deles estava com a identificação.

Posso ajudar?