Cidades

Patrimônio geológico e arqueológico de Guarulhos é tema de livro

Acontece nesta quinta-feira, 30/8, durante a 8ª Feira do Estudante, o lançamento do livro "Educação, Ambiente e Aprendizagem Social – reflexões e possibilidades à geoconservação e sustentabilidade", que traz o capítulo “Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos”, escrito pelo geólogo Edson Barros e o biólogo David Braga, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
Edson Barros explica que o livro apresenta uma metodologia de formação de professores que traz a prática social, utilizando os elementos da geodiversidade da cidade, tendo sido discutido tanto o patrimônio geológico e arqueológico, associado a mineração de ouro e suas características em Guarulhos, como o comportamento dos terrenos, na biodiversidade, relevo, recursos hídricos, bem como os reflexos do risco (escorregamentos) nas comunidades. “Tais componentes permitem links entre a realidade vivida pelos alunos e a prática pedagógica”, afirmou.
 
O título foi lançado também 8ª Conferência Quadrienal da International Geoscience Education Organization – IGEO e 8º Simpósio Nacional de Ensino e História de Ciências da Terra em julho na Unicamp.
 
O Geoparque Ciclo do Ouro de Guarulhos é um projeto em desenvolvimento pela Prefeitura de Guarulhos e parceiros, foi o objetivo de estudo da formação dos professores, permitindo a interação de diferentes instituições da cidade, nacionais e internacionais. É considerado pela UNESCO um alicerce a proteção dos patrimônios, a educação e o turismo.
 
8ª Feira do Estudante 
A 8ª Feira do Estudante, realizada pela Prefeitura de Guarulhos, que tem como objetivo estimular a juventude da cidade acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto das 17h às 22h. São esperados cerca de 15 mil jovens no evento, que contará com mais de 60 parceiros, entre órgãos públicos, instituições privadas e do terceiro setor. A Feira do Estudante é organizada pela Subsecretaria da Juventude, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos.
 

Posso ajudar?