A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos efetuou na noite desta segunda-feira (1º), no Jardim Itapoã, a 35ª prisão em flagrante, desde sua criação, por quebra de medida protetiva que determina que agressores se distanciem de suas ex-companheiras. O autor foi detido na rua em que a vítima reside, após ameaçá-la virtualmente com áudios e a foto de uma arma de fogo.
A denúncia chegou à inspetoria por meio da própria vítima, que é assistida pela patrulha e contatou os agentes temendo a aproximação do homem. Imediatamente uma equipe se deslocou ao endereço e o deteve em busca da mulher. Ele foi conduzido ao 1° Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça após a autoridade ratificar sua prisão em flagrante.
Criada em 2018, a Patrulha Maria da Penha já efetuou mais de 10,5 mil visitas monitoradas a mulheres que sofreram violência doméstica a fim de fiscalizar o cumprimento de medidas judiciais que proíbem a aproximação de seus agressores. Atualmente quase 260 vítimas são assistidas pela equipe, que está disponível 24 horas e percorre semanalmente mais de 100 km por toda a cidade para garantir segurança às pessoas inseridas no programa e a suas famílias.
Denuncie violência doméstica
Para denunciar ligue para a Central de Atendimento à Mulher (180) ou para a GCM pelo telefone 153. Para acompanhamento psicossocial e orientação jurídica, contate o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica em Guarulhos pelo telefone 2469-1001.