Artistas de rua, violeiros, barracas de artesanatos. Eles tomaram uma das pistas da avenida Paulo Faccini, ao lado do Bosque Maia, durante todo o domingo, para aproveitar o espaço fechado ao trânsito pela Prefeitura de Guarulhos. Das 7h às 17h a pista no sentido bairro, entre os números 1.691 e 2.003, a avenida ficou tomada por atividades culturais e brincadeiras.
A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos está em fase experimental e voltará a ser realizada no próximo domingo (23). De acordo com o prefeito Guti, a ideia é tornar esse trecho da avenida uma extensão do Bosque Maia, proporcionando ainda mais espaço para a população se divertir e viver a cidade. Ele disse ainda que vai avaliar o resultado dessas ações e que caso seja aprovada pela população a experiência poderá se tornar permanente.
O evento
Nesta primeira edição do projeto piloto o fechamento de parte da avenida Paulo Faccini não impactou muito em termos de trânsito, segundo relatou a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Agentes de trânsito orientaram os motoristas quanto aos desvios que foram implementados. Também foram colocados dois painéis digitais comunicando sobre o projeto experimental, além de faixas informativas. Não foi registrada nenhuma ocorrência ou congestionamentos.
Quanto à diversão, a trupe da Circunflexo, companhia circense formada por artistas de rua da cidade, agitou a avenida com muitos jogos e brincadeiras com as crianças. Ciclistas e skatistas também aproveitaram o muito espaço para a prática do esporte, além de muita gente passear com tranqüilidade com seu pet. Barracas com produtos artesanais também foram atração.
A programação do domingo também ofereceu o Viola no Bosque, uma iniciativa da Secretaria de Cultura para a celebração da música sertaneja. O evento contou com a participação do Quarteto Raiz, formado pelos violeiros Jair Bueno, Osvaldo Viola, Juarez e Guaru, grupo engajado na divulgação da tradição caipira na cidade. No palco da tenda branca do bosque os músicos receberam convidados especiais, que abrilhantaram o show com muita animação e repertório de clássicos sertanejos.
Domingo tem mais
No próximo domingo (23) o mesmo trecho da avenida Paulo Faccini volta a ser fechado para veículos a fim de ser utilizado como via de lazer que a população poderá ocupar para brincar, andar de bicicleta e skate, entre outras atividades recreativas.
O motorista que estiver na avenida Paulo Faccini, no sentido bairro, será obrigado a acessar o retorno à esquerda na praça Alan Kardec, ao lado da Churrascaria do Bosque, seguir pela rua Delezinho de Almeida Franco até a avenida Salgado Filho, no sentido bairro, voltando à avenida Paulo Faccini pela rua Soldado Elizeu José Hipólito. No sentido Centro, o tráfego fluirá normalmente.