Início » Pautando
Painel Politico

Pautando

Dois assuntos tratados nas últimas semanas no Guarulhos Hoje foram alvos de discussão na sessão ordinária de ontem, na Câmara Municipal. Um grupo de moradores da Vila Operária foi até a sede do Legislativo para pedir ajuda contra a ação de reintegração de posse impetrada por uma imobiliária que tenta tirar aproximadamente 3.500 famílias de área no local. O drama dos moradores foi contado com exclusividade por este GH em pelo menos três reportagens, a partir de 18 de fevereiro.


A presença dos moradores da Vila Operária, ontem, serviu para que os vereadores usassem a tribuna para proferir discursos inflamados em favor dos “pobres e oprimidos” guarulhenses. Tudo muito bonito. Tudo muito chamativo. Arrancaram aplausos, até. Mas muito pouco de efetivo mesmo pelos moradores ameaçados…


Ponto de ônibus


A outra discussão disse respeito sobre mudança de um antigo ponto de ônibus na Via Dutra, em frente à Borlem, no sentido SP. O caso também foi publicado aqui, no último dia 4.


Mãos à obra


Foram definidos ontem os nove membros da Comissão de Estudos aprovada para investigar a “farra dos tachões” na Prefeitura: Geraldo Celestino (PSDB) – presidente; Helena Sena (PSC) – relatora; membros: Novinho Brasil (PTN), Eduardo Soltur (PV), Eraldo Souza (PSB), José Luiz (PT), Edmílson Souza (PT), Zuquila (PR) e Gileno (PSL).


Proporcionalidade


A formação da Comissão obedeceu a regra da proporcionalidade. Por isso, 11 partidos que possuem apenas um representante na Casa, não puderam participar. Quem reclamou foi Lamé (PT do B). Ele disse que todos os outros 10 colegas abriram mão por ele, mas o Regimento Interno não permitiu.


Benvindo à Guarulhos


Ainda se adaptando à nova realidade profissional, o vereador Novinho Brasil (PTN) foi à tribuna ontem para pedir que os colegas deem preferência aos assuntos locais, já que estariam exagerando nos temas nacionais e até internacionais.


Futuro


Para quem especula sobre o futuro político do ex-prefeito Elói Pietá (PT) – há rumores de que ele poderia se candidatar a deputado federal em 2010, já que a atual deputada Janete Pietá não terá o apoio da máquina -, ele já vaticinou: não é candidato a nada, mas, se precisar, concorrerá à Assembléia Legislativa.


Se precisar…


O “se precisar” de Elói pode ser entendido como “se Janete realmente tiver a reeleição ameaçada”. É que o ex-prefeito trabalha com a hipótese de que elege qualquer candidato (a) a federal que eventualmente dobrar com ele. Ainda mais se tiver o mesmo sobrenome…


São Tomé


A conversa corrente nos corredores da Câmara é de que a TV Câmara está prestes a sair do papel. De novo. Com tanta previsão de planos frustada, esta também fica no rol dos projetos “só acredito vendo”.


Dúvidas?


Wagner Freitas (PR) solicitou ao presidente Alan Neto (PSC) informações sobre o trabalho efetuado pela empresa contratada pelo colega de partido e antecessor de Alan, Paulo Carvalho, sobre a consolidação das leis municipais. Disse que há rumores de gastos próximos dos R$ 200 mil…


Indisfarçável


A atitude de Freitas despertou a pulga atrás da orelha de muita gente que garante haver irregularidades parecidas na presidência comandada por Alan Neto…


 


“Cada um tem que olhar o seu rabo. O PSDB também governa e o rabo é grande”


Zé Luiz (PT), líder do governo na Câmara, em discussão com o colega oposicionista Geraldo Celestino (PSDB).


 


“Criar ambulatório médico sem médico não adianta nada. Era melhor ter vetado o projeto todo”


Gileno (PSL), vereador, autor do projeto que criava ambulatórios em escolas infantis, vetado parcialmente pelo Executivo. O veto foi derrubado ontem na Câmara.


 


Paulo Manso é editor do Guarulhos Hoje

Comentar

Clique aqui para comentar