O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) e o banco central dos Emirados Árabes Unidos assinaram nesta terça-feira, 28, um acordo de swap cambial bilateral no valor de 35 bilhões de yuans ou 18 bilhões de dirham – o equivalente a cerca de US$ 4,9 bilhões.
A decisão foi tomada em reunião entre os presidentes dos bancos centrais Pan Gongsheng e Khalid Tamimi, onde também assinaram um memorando sobre "Fortalecimento da cooperação em transações com moedas digitais soberanas (CBDC, em inglês)", informaram por meio de nota.
Em comunicado, o BC dos Emirados Árabes afirma que o memorando visa melhorar a troca de informações sobre a implementação de moedas digitais e iniciativas conjuntas, incluindo o projeto "mBridge" – promovido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês).
Além disso, os bancos centrais devem cooperar no treinamento de especialistas e realizar visitas bilaterais para "discutir assuntos de interesse comum", como fortalecimento mútuo das economias e do sistema financeiro.