O Partido Liberal (PL) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Guarulhos oficializaram neste final de semana (20 e 21) suas candidaturas a prefeito para as eleições municipais de outubro. Lucas Sanches foi definido como o nome do PL, enquanto Márcio Nakashima concorrerá pelo PDT. Até o momento, apenas os dois partidos oficializaram suas candidaturas na cidade.
A convenção partidária do PL, realizada neste sábado, confirmou, ainda, a aliança com os partidos DC e PMB. Thiago Surfista, do NOVO, será o vice da chapa majoritária. O evento, no entanto, não contou com a presença do grande nome e liderança do partido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está comprometido com a pré-candidatura de Jorge Wilson Xerife do Consumidor, ao lado do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Guti.
Já no PDT, que realizou sua convenção na Câmara Municipal neste domingo (21), Josinaldo Barros, o “Cabeça”, foi escolhido como vice de Nakashima.
Apesar de confirmarem suas candidaturas neste fim de semana, ambos os candidatos seguem sem empolgar nas pesquisas. Segundo a Intelligence Pesquisa e Comunicação, Sanches possui apenas 9% das intenções de votos, enquanto Nakashima aparece com 8%. O deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife, lidera com 29%, contra 24% do segundo colocado, o ex-prefeito do PT Elói Pietá (agora no Solidariedade). Alencar Santana, do PT, tem 10%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de julho pelo Intelligence, que ouviu 600 eleitores, sob um modelo de amostragem de conglomerados em 3 estágios. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 01259/2024. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.