Cidades

Pedestres reprovam tempo para travessia na JK

STT afirma que tempo de travessia está dentro das normas e promete projeto para tráfego na região

Os pedestres que precisam atravessar a estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, próximo ao Terminal de ônibus dos Pimentas, reclamam que o semáforo é rápido e não dá tempo de chegar até o outro lado da via antes que a sinalização feche. Além do pouco tempo de travessia, os pedestres também precisam ficar atentos ao fluxo de carros que saem da estrada Caminho Velho em direção à estrada JK.

A analista de processos, Adriana Carolina Freitas, 24 anos, relata que espera muito para atravessar a JK e depois precisa sair correndo para chegar à calçada antes que os carros comecem a acelerar. "Demora tanto para o semáforo abrir para o pedestre e depois fecha rápido".

"Estava atravessando na faixa de pedestre quando um carro que saiu da estrada Caminho Velho avançou e quase que me pega. Os veículos surgem de todas as direções e as pessoas não conseguem atravessar a rua com segurança", disse a aposentada Neusa Silva Cunha, 63 anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, o semáforo de pedestre tem dez segundos de verde e 4 segundos de piscante, totalizando 14 segundos para atravessar. A regra para definir o tempo é de 1,2 segundos por metro. Como a Juscelino K. de Oliveira tem menos de oito metros, o tempo deveria ser de 9,6 segundos.

A pasta ainda comenta que o local é supervisionado por técnicos semafóricos e o que se nota é que alguns pedestres atravessam no vermelho, apesar de ser passada a informação correta de utilização do semáforo de pedestre.

Com relação ao cruzamento com estrada Caminho Velho, estão sendo feitos estudos de todo o entorno do Terminal Pimentas para melhorar o fluxo de trânsito.

Posso ajudar?