Disseminar a música clássica para comunidades que habitam o entorno das escolas públicas do estado de São de Paulo é a proposta do Projeto “Ópera na Escola”. O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de 7 músicos e um maestro, que através da interpretação da obra traduzem as emoções da história de Pedro e o Lobo. No dia 10 de outubro, um sábado, haverá duas apresentações em escolas de Guarulhos.
O projeto Ópera na Escola acontece dentro do Programa Escola da Família, em que escolas abrem aos fins de semana para eventos culturais e é, em muitos bairros, a única opção de lazer das comunidades. Pedro e o Lobo é voltado ao público infantil, mas agrada a todos.
O compositor russo do século 19, Serguei Prokofiev, teve como propósito mostrar às crianças os sons dos vários instrumentos e, por isso, cada personagem é representada por um instrumento diferente.
Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra.
Cléia Mangueira, em conjunto com Livia Sabag, idealizou o Ópera na Escola e assina a direção geral de Pedro e o Lobo: “Nossa ideia sempre foi oferecer música com qualidade ao público infantil e juvenil; mais do que isso, que eles tivessem a oportunidade de apreciar e aprender novos valores culturais. A música clássica pareceu muito interessante pelo fato de que a maioria dos alunos da rede pública e suas comunidades simplesmente não têm acesso à essa arte” – ela diz.
O Projeto pretende tornar possível o primeiro contato de muitas crianças e seus familiares com o gênero musical. Ao todo, 15 escolas da rede pública do interior paulista e da capital, receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. O “Ópera na Escola” tem realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.
As apresentações começam em São José dos Campos, e durante o mês de outubro percorrem São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Cotia, Araçariguama, Guarulhos, Pindamonhangaba e a capital paulista.
SERVIÇO:
Sábado, dia 10 de outubro: Guarulhos
11h – E.E. Agostinho Cano
Rua Cinco S/N, Jd Nova Cidade, Guarulhos -fone: 2412-1288
15h – E.E. Luiz Braille
Rua João Avelino Fauthz, 150, Jardim Angélica, Guarulhos