Política

Pela décima vez no ano, Câmara tem sessão encerrada por falta de quorum

Trabalhos foram encerrados por volta das 14h36 nesta quinta-feira

Apenas 16 vereadores confirmaram presença na sessão desta quinta-feira da Câmara e, por isso, os trabalhos foram encerrados por volta das 14h36. Esta é a décima vez no ano em que o problema acontece. Para a realização das sessões ordinárias na Câmara Municipal às terças-feiras e quintas-feiras é necessária a presença de 18 parlamentares.

Sem vereadores e populares suficientes inscritos na Tribuna Livre e no Pequeno Expediente, o vereador Vitor da Farmácia (PSDC) solicitou que o presidente da sessão, Geraldo Celestino (PSDB), fizesse a verificação da quantidade de parlamentares presentes a Casa – ao que houve o registro de 16 deles. A Reportagem, no entanto, contabilizou 18 –  número mínimo necessário para a continuidade dos trabalhos. O Guarulhos Hoje solicitou a lista de presença da Casa no dia, mas não teve o pedido atendido.

Para o vereador Guti (PMDB), o presidente do Legislativo Alan Neto (PSC), que também não compareceu à sessão de ontem, precisa tomar providências para evitar outros encerramentos dos trabalhos de forma precoce. "É uma inércia e parlamentares precisam ter maior responsabilidade, já que o processo eleitoral foi encerrado no último domingo", destaca.

Já Vitor da Farmácia aponta a falta de responsabilidade dos colegas e critica a ausência de vereadores que integram a base governista e oposição. "Nós do ‘Centrão estamos aqui e onde estão os integrantes do PT e da oposição? Fica a pergunta no ar; a quem interessa essa sequência de falta de quorum?", questiona o parlamentar.

Posso ajudar?