Cidades

Pela nona vez no ano, sessão é encerrada por falta quorum na Câmara

Não houve a presença de dois terços dos vereadores como determina o Regime Interno para votação de projetos

Por volta das 15h, o presidente da Câmara, vereador Alan Neto (PSC), encerrou a sessão nesta quinta-feira por falta de parlamentares. Ou seja, não houve a presença de dois terços dos vereadores como determina o Regime Interno para votação de projetos e, por isso, os trabalhos foram interrompidos. É a nona vez neste ano que a atividade é cancelada por esta razão.

Com apenas 17 parlamentares presente na sessão, deixaram de ser votados projetos como "Desconto de 50% no pagamento do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Urbana (Ispptu) dos imóveis localizados nas vias públicas onde se realizam as feiras livres no âmbito municipal", elaborado pelo vereador Edmilson Americano (PHS) e "Desafetação de áreas públicas localizadas na rua Prados e Santa Maria e trecho da Andrelândia, no loteamento Vila Nova Bonsucesso, para implantação de projeto habitacional", da Prefeitura.

Vereadores presentes criticam situação

Para o vereador Eduardo Carneiro (PSL), integrante do "Centrão", os parlamentares precisam ter responsabilidade com os trabalhos da Casa. "Da forma com que os trabalhos estão prosseguindo não podemos esperar outra coisa. Precisa de responsabilidade com projetos que beneficiam a população".

Descontente com o acontecimento, a vereadora Helena Sena (PSC), pede maior atenção à população. "O vereador foi eleito para trabalhar e por isso deve comparecer ao seu local de trabalho. Parece que a população não está atenta, por eleger um vereador a deputado estadual que sequer aparece na sessão", destaca Helena, referindo-se neste último trecho ao petista Alencar Santana.

Gileno (PSL) atribui à ausência dos parlamentares a possível campanha eleitoral em horário de expediente neste segundo turno. "Nem acabou o segundo turno! Ninguém comparece e com isso quem sai prejudicado com tudo isso é o povo", disse.

Outro viés – A vereadora Dona Otávia (PP) explica que cada parlamentar deve ter explicação pela ausência e destaca empenho dos vereadores nos trabalhos. "Não falta vontade de trabalhar, mas os parlamentares começaram a chegar ao plenário assim que os trabalhos foram encerrados".

Posso ajudar?