Estadão Saúde

Pela primeira vez São Paulo não registra morte por covid-19 no Estado

SAVANNAH, GA - DECEMBER 15: A nurse shows off a vial of the Pfizer-BioNTech COVID-19 vaccine outside of the Chatham County Health Department on December 15, 2020 in Savannah, Georgia. Georgia Governor Brian Kemp was on hand to witness initial administering of vaccines in the state. (Photo by Sean Rayford/Getty Images)

O Estado de São Paulo não registrou nesta segunda-feira, 8, qualquer óbito por covid-19. Segundo o governo, é a primeira vez que isso ocorre desde o início da pandemia – no ano passado em algumas datas nos meses de novembro e dezembro os registros também estiveram sem óbito, mas por causa de problemas no sistema.

“Habitualmente durante as segundas-feiras os dados divulgados são abaixo da média semanal, já que os municípios registram os óbitos no sistema oficial Sivep-gripe durante o domingo. No entanto, desde que a primeira morte pelo novo coronavírus foi registrada no Estado em março de 2020, este fato ainda não havia acontecido nenhuma vez”, disse a Secretária de Estado da Saúde.

Apesar da ausência de mortes nos registros desta segunda-feira, a média móvel de óbitos em São Paulo está em 73, mas há quase um mês abaixo de 100. O governo ainda anunciou que foram registrados 359 novos casos, totalizando 4.413.241. Já o número de mortes no Estado desde o início da pandemia é 152.527. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 24,5%.

Posso ajudar?