As condições de acesso dos pequenos e médios empresários às linhas de crédito de longo prazo é uma das maiores preocupações da Agência de Fomento Paulista, instituição financeira do Governo do Estado que completa três anos de atividade neste mês, com o reconhecimento de ter se tornado um dos principais agentes promotores do desenvolvimento econômico do Estado. Para facilitar ainda o acesso dos empresários à Agência de Fomento Paulista, recentemente foi inaugurada uma unidade de atendimento em Guarulhos.
Seguindo essa orientação, a instituição desenvolveu ações em três áreas importantes à melhora do acesso ao crédito: prazo, taxa de juros e garantias. A Agência ampliou o prazo dos financiamentos de 5 para 10 anos, reduziu a taxa de juros em um ponto percentual e aderiu recentemente ao fundo garantidor FAMPE, do Sebrae, que serve como opção para os pequenos empresários na garantia do financiamento.
Além das ações financeiras, Agência de Fomento Paulista foi a primeira do gênero no país a oferecer serviços para auxiliar no planejamento e governança das empresas. Lançado em dezembro de 2011, o portal Canal do Empresário oferece ao visitante um conjunto de informações como legislação federal e estadual, cartilhas, histórias de sucesso, agenda de eventos, palestras, seminários, cursos, estudos e pesquisas e notícias.
As estruturas, instaladas dentro dos escritórios do Sebrae de cada cidade, oferecem desde consultoria para a indicação da linha de crédito mais adequada a cada projeto até a finalização do processo de concessão do financiamento.
Apesar de ser uma das mais novas agências de fomento do país, a instituição paulista fechou o balanço de fevereiro com a marca de R$ 548,5 milhões em desembolsos desde o início de suas operações. O bom desempenho é resultado da busca constante da qualidade na gestão da instituição e seu perfil inovador, focado no aperfeiçoamento para facilitar o acesso do pequeno e médio empresário ao crédito de longo prazo.
Em 2012, a Agência de Fomento Paulista pretende estar ainda mais presente no cotidiano das pequenas e médias empresas paulistas, incentivando o crescimento da economia do Estado. A instituição irá fortalecer sua atuação no apoio aos programas de desenvolvimento do Governo do Estado, contribuindo para a geração de trabalho e renda e para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado de São Paulo.