Saúde

Pequeno Wallas não passará por cirurgia plástica reparadora

Até o momento, médicos não consideraram procedimento necessário para reparar amputação

O bebê que teve parte do dedão do pé direito amputado no Hospital Municipal da Criança (HMC), após ingressar no local com pneumonia, não deve passar por cirurgia plástica para reconstituir o membro. Wallas Kevin Conceição dos Santos completou ontem um mês de internação e três meses de vida na sexta-feira.

Na semana passada, a chefe da divisão médica do HMC, Luciane Régis Oliveira, afirmou que no domingo seria avaliada a possibilidade de se fazer um enxerto com a pele do próprio bebê para ajudar o futuro equilíbrio da criança. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde explica que os médicos não consideram necessária – até o momento – uma nova intervenção cirúrgica em Wallas.

A pasta informa que Wallas evolui clinicamente. O bebê não realiza tratamento somente no HMC. Ele fará sete sessões de câmara hiperbárica no Hospital Carlos Chagas, para agilizar a cicratização da área retirada do dedo em 30 de junho.

A mãe de Wallas, a dona de casa Joyce Naraissa da Conceição, 25 anos, diz que fica tranquila de saber que o filho não precisará passar por nova cirurgia. "É bom não mecherem mais nada nele", conta.

As causas que levaram a amputação de Wallas são investigadas em sindicância na Secretaria Municipal da Saúde e em inquéritos do Ministério Público do Estado de São Paulo e da Polícia Civil.

Posso ajudar?