Roteiros

Pequenos leitores se destacam entre os visitantes do 2º Salão do Livro de Guarulhos

Organização estima que 75 mil pessoas já foram à exposição que vai até o próximo final de semana

A segunda edição do Salão do Livro de Guarulhos já recebeu em torno de 75 mil visitantes. Entre leitores jovens e adultos há um público infantil expressivo no evento. Levadas por excursões escolares ou acompanhadas de seus pais, as crianças percorrem com curiosidades os corredores do espaço.

A vendedora Patrícia Belmonte, de 25 anos, levou seus dois filhos para visitarem o Salão do Livro e diz que a iniciativa surgiu do filho Gabriel, de sete anos. Acompanhada de sua irmã e de dois sobrinhos, a atriz Estefânia Zonaro, de 34 anos, também aprova a programação dedicada às crianças. Destaca inclusive, que o ambiente é tão agradável para o público infantil, que seu sobrinho Murilo, de cinco anos, se recordou da sua visita realizada no ano anterior.

A Secretaria Municipal de Educação destinou novamente aos alunos da rede a "Notinha Legal". O projeto oferece duas cédulas de quatro reais e possibilita que os estudantes comprem livros de até oito reais. Em 2010 o valor da "Notinha Legal" era de cinco reais.

Além do espaço voltado somente para as crianças, a segunda edição do Salão do Livro conta com duas novidades: Espaço Multimídia e Teatro na Comunidade. O ambiente de Multimídia abrange a exposição dos livros digitais e a oficina de game literário. O Teatro na Comunidade circula entre os corredores do Salão e apresenta uma interpretação e intervenção literária para o público visitante.

Nesta quinta-feira, será realizado um espetáculo infantil pela Cia. Pia Fraus com apresentação de bonecos "Bichos do Brasil", às 9h30, 13h30 e 15h30. Também haverá contação de histórias com Benita Prieto, Maurício Leite e Zé Bocca, às 10h30, 14h30, 16h30 e 18h30. Além da exibição de filmes do projeto Silhuetas Musicais do Grupo Gargântua às 17h30 e histórias dançadas do Grupo de Arte-Educadores de Guarulhos às 21h.

Educador português é destaque hoje

Nesta quinta-feira, o Salão do Livro ainda conta com duas personalidades internacionais. O português, José Pacheco e o angolano, José Eduardo Agualusa. O educador português, José Pacheco se apresenta, às 17h, no Ponto de Encontro. Fará uma palestra sobre "A Escola da Ponte", que hoje integra o sistema público português, em que não existe separação por séries entre os alunos. O escritor angolano, José Eduardo Agualusa, um dos nomes mais esperados do Salão do Livro se apresenta às 19h30 no Café das Letras. Agualusa é vencedor de prêmios como o Independent Foreign Fiction Prize, o Grande Prêmio de Literatura da RTP e o Grande Prêmio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens.

Depoimentos 

"Os livros para o Gabriel servem como um estímulo para o aprendizado, pois seu interesse pela leitura faz com que desperte para aprender mais"
Patrícia Belmonte, de 25 anos, vendedora

"O livro traz um mundo de histórias, que é importante para estimular a oralidade, o processo de conhecimento e interpretação de texto."
Estefânia Zonaro, de 34 anos, atriz

Posso ajudar?