Cidades

Perder peso diminui risco para câncer de mama e fígado e leucemia, diz pesquisa

Estudo publicado na última quinta-feira, 14, no periódico científico Lancet, analisou informações de saúde de mais de 5 milhões de pessoas e chegou a resultados que ressaltam a importância da relação entre obesidade e câncer. Os achados mostram que a obesidade aumenta os riscos para 10 dos 22 tipos mais comuns de câncer.
 
A cada elevação de 5 kg/m² no índice de massa corpórea (IMC – obtido dividindo o peso em quilos pela altura ao quadrado), há um aumento de 62% no risco de câncer do útero, de 31% para o câncer de vesícula, de 25% para os rins, de 10% para o câncer de colo do útero e de 9% tanto para o câncer de tireoide quanto para a leucemia. O estudo mostrou também influência da obesidade no aparecimento de câncer colorretal, fígado, ovários e mamas.
 
Segundo os pesquisadores, o excesso de peso foi responsável por mais de 12.000 casos de câncer por ano no Reino Unido.
 
Tratamento contra obesidade gratuito na UnG
 
A Universidade Guarulhos (UnG) está com inscrições abertas para programas gratuitos de atendimento a pessoas acima do peso: o GAO (Grupo de Atendimento a Obesos), que atende adultos, e o GIO (Grupo Infantil Obesidade), ambos iniciativas do Programa de Ação Docente-Discente de Apoio Comunitário (Paddac).
 
As atividades têm como objetivo auxiliar os participantes a mudar seu jeito de comer e pensar sobre os alimentos. Durante os atendimentos, que acontecem durante três meses, os pacientes se reúnem uma vez por semana e recebem orientações de profissionais e estudantes de Nutrição, Psicologia, Educação Física, entre outros. Nesses encontros são orientados a escolher melhor os alimentos, aprendem técnicas de exercícios físicos e descobrem se o aumento de peso está atrelado a algum problema de origem psicológica.
 
Os interessados em participar da triagem ou fazer o mesmo pelo filho devem ligar para (11) 2475-8300; ou enviar e-mail com nome completo, idade, telefone de contato, peso e altura para o endereço [email protected]. O único pré-requisito é estar acima do peso. As atividades começam em setembro.
 
O GIO é voltado a crianças entre 07 e 10 anos de idade. Os encontros acontecem apenas no Campus Guarulhos-Centro da UnG. Já o GAO tem inscrições abertas para atividades em Guarulhos, Itaquá e Arujá.

 

Posso ajudar?