Política

Pereira, o sindicalista que sonha governar Guarulhos

Presidente dos Metalúrgicos foi o primeiro a lançar pré candidatura a prefeito

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, José Pereira dos Santos (PDT), foi o primeiro a lançar neste ano sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Aqui ele conta um pouco de sua trajetória, o que pensa sobre o município e o que pretende fazer caso consiga realizar um sonho, que começou a surgir quanto entrou para a política partidária, ainda na década de 70.

HOJE – Por que você decidiu concorrer a Prefeitura de Guarulhos?

José Pereira dos Santos – Nunca pensei em entrar para a política, mas a história da minha vida está me levando para isso. Acredito que cada um tem um destino e esse é o meu, porque desde quando eu cheguei a São Paulo, em 1978, a primeira coisa que eu fiz foi me filiar ao Partido Comunista do Brasil e assim eu percebi que a política faz parte da vida das pessoas.

HOJE – O histórico do seu partido em Guarulhos – quando o ex-prefeito Nefi Tales, eleito pela sigla, foi cassado em 1998 – pode influenciar na sua candidatura?

Pereira – Quando isso aconteceu infelizmente o partido foi "cassado" junto. A nossa imagem ficou muito negativa na cidade, mas eu assumi um compromisso de reconstruir a nossa sigla. Não foi fácil, foram seis anos lutando para isso e agora posso afirmar que consegui organizá-lo e estamos prontos para mudar essa visão da sociedade.

HOJE – Como você está encarando esse processo?

Pereira – É um desafio e eu sempre fui de enfrentar desafios. Eu saí do norte de Minas Gerais, com 18 anos, e cheguei a São Paulo, sem saber ler, escrever, passando diversas necessidades e consegui mudar essa situação. Ser prefeito de Guarulhos será um novo desafio na minha vida que vou encarar da mesma forma para transformar a nossa cidade.

HOJE – Na sua visão o que falta em Guarulhos atualmente que os outros prefeitos não conseguiram mudar?

Pereira – Guarulhos é uma cidade que tem um grande potencial, mas não tem planejamento. Tudo que é feito aqui é de qualquer forma e não me refiro a atual administração, até porque não tenho nada contra o PT apenas as nossas ideias que são diferentes. Acredito que a cidade não precisa de ninguém para fazer pior ou da mesma forma que está, precisa ser alguém que fará melhor, que tenha um diferencial, e é neste cenário que eu me encontro. A cidade já tem um potencial e ela precisa de alguém que trabalhe isso.

HOJE – Por que você acredita que a cidade não tem sido planejada corretamente?

Pereira – Acontece que os projetos aqui deveriam ser pensados para 50 anos ou 100 anos, e assim quem fosse eleito daria continuidade aos processos. O problema é que, infelizmente, é pensado para quatro anos e quando há a intenção de reeleição por oito anos e não há uma visão de continuidade de trabalho. Guarulhos tem que ser repensada como a cidade que realmente é e com o potencial que ela tem. Quando pensarmos assim tudo acompanhará essa evolução.

HOJE – Se você for eleito qual será a prioridade do seu governo?

Pereira – Primeiro acredito que temos que discutir prioridades com a população, porque aquilo que é importante para mim pode não ser para os outros. Contudo, Guarulhos tem hoje um problema crônico que é a malha viária que necessita urgentemente ser totalmente repensada e nunca fizeram isso. É necessário melhorar o sistema de transporte público, as vias de acesso da cidade com a capital, acessos as rodovias federais, construir pontes que desafoguem o trânsito caótico que vemos, investir em educação no trânsito – e isso não é colocar radares e semáforos, pois eu não acredito que essa seja a solução.

HOJE – É neste cenário que entraria o tão sonhado metrô?Pereira – Eu acredito que nós não temos o metrô ainda porque há uma ausência de dialogo do município com o Estado. É uma promessa que o governo estadual sempre nos faz, porém nunca cumpre. Contudo, da nossa parte tem faltado um empenho maior e deixar de jogar a culpa no governo do Estado. Se pararmos para pensar qual foi o movimento que Guarulhos fez para colocar o metrô e o trem aqui? Nenhum. É hora de se empenhar e ir atrás.

HOJE – Um grande problema que toda cidade enfrenta é com relação a saúde. O que você planeja para esta área?

Pereira – A saúde é extremamente importante também. Hoje nós não temos hospitais que possam atender a nossa população. Então no caso de doenças mais graves, como o câncer, por exemplo, o cidadão tem que ir para São Paulo buscar tratamento. Outra falha está na ausência de um hospital especifico para a saúde da mulher. Tudo isso precisa ser repensado.

HOJE – O que de melhor a cidade tem atualmente?

Pereira – De tudo que há nessa cidade o melhor é o povo. Os guarulhenses são honestos, trabalhadores, querem e lutam para o bem da cidade, porém são muito iludidos pelos maus políticos. Infelizmente acreditam muito em promessas e acabam prejudicando a cidade, porque o voto é o diferencial e é com ele que você muda as coisas.

HOJE – Mas como os eleitores podem separar os bons dos maus políticos?

Pereira – É preciso olhar o passado da pessoa. No meu caso, estou no sindicato há 24 anos e o que eu já construí para os metalúrgicos dá para ter provas do que eu posso fazer se eu administrar a cidade. Eu não estou fazendo promessa quando afirmo isso, estou falando daquilo que eu posso fazer.

HOJE – Como você avalia o governo do prefeito Sebastião Almeida, ele sendo também um ex-sindicalista?

Pereira – Melhorou muito. Se você comparar com os governos anteriores eu diria que de zero a dez, dou uma nota oito. O ex-prefeito Elói Pietá assumiu uma cidade destruída, então tudo o que ele fez apareceu como muita coisa, mas diante do governo do Almeida melhorou muito mais.

HOJE – O que você faria de forma diferente ou manteria como está?Pereira – Muitas coisas eu faria de forma diferente, saberia aproveitar melhor os recursos e ter um bom planejamento da cidade. Contudo, acredito que tenho que pegar aquilo que está errado e fazer da forma correta e manter aquilo que está sendo bem conduzido. Não devemos começar do zero, mas sim dar prosseguimento ao que está sendo feito até agora.

HOJE – O PDT já está pensando em coligações?

Pereira – O Paulinho, que é o nosso presidente estadual, deu a região do Alto Tietê em minhas mãos pra que eu decida da melhor forma possível. Por enquanto estamos discutindo com as possíveis coligações, partidos que visem a causa trabalhista, mas que acima de tudo defenda os interesses do povo e busque projetos para a cidade de continuidade e não somente para quatro anos. Então por enquanto ainda estamos conversando a respeito.

HOJE – Como você acredita que Guarulhos será, se você ganhar a eleição, após o seu mandato?Pereira – Se eu conseguir, nesses quatro anos, iniciar isso eu já me sentirei realizado. A verdade é que Guarulhos será a cidade do futuro e é assim que temos que pensar. Se não encararmos a cidade dessa forma ela sempre será pequena, encolhida e um fundo de quintal de São Paulo e eu como prefeito pretendo não admitir isso e fazer com que Guarulhos mostre sua cara e que a população tenha orgulho de dizer que mora aqui.

Posso ajudar?