Cidades

Perto do fim da campanha contra sarampo e pólio, Guarulhos ainda tem que vacinar 13 mil crianças

A campanha de vacinação contra o sarampo e paralisia infantil (poliomielite) termina nesta sexta-feira, 14/9. Foram vacinadas até esta terça-feira, 11/9, no Estado de São Paulo, mais de 4 milhões de crianças, totalizando 90% de imunização do público-alvo. Em Guarulhos, de acordo com o último balanço, foram vacinadas 65.490 crianças contra a poliomielite e 64.055 contra o sarampo, o que corresponde às seguintes coberturas vacinais, respectivamente, de 87,26% e 85,35%.
 
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o país todo é de imunizar 95% do público-alvo, que em Guarulhos é composto por 71.298 crianças com idade entre 12 meses até menores de cinco anos. 
 
Faltam ser vacinadas em todo o município 5.808 crianças contra a poliomielite e 7.243 crianças contra o sarampo. As ações para que as vacinas continuem sendo aplicadas mesmo após o termino da campanha serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde que atuam com a Estratégia Saúde da Família, os agentes comunitários de Saúde estão realizando o serviço de busca ativa, ou seja, visitando as famílias e convocando os pais para levarem seus filhos menores de cinco anos para vacinar. Nas demais unidades, os profissionais de Saúde estão orientando na sala de espera e durante as consultas. Além disso, as UBS estão fazendo a divulgação da Campanha por meio de cartazes.
 
Em São Paulo, a campanha foi iniciada em 4 de agosto, com um ‘Dia D’ extra feito exclusivamente no Estado. Outros dois ‘Dias D’ ocorreram, respectivamente, em 18 de agosto e 1º de setembro. 
 
A vacina é contraindicada para crianças imunodeprimidas, como aquelas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos. A Secretaria de Saúde Estadual também orientou as prefeituras paulistas para que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a vacina contra sarampo produzida pelo laboratório BioManguinhos. Além deste produto, os municípios também estão recebendo a vacina produzida pelo Serum Institute of India, enviada pelo Ministério da Saúde, e que contem a referida proteína. Essa vacina poderá ser aplicada normalmente nas crianças não alérgicas.
 

Posso ajudar?