Os perueiros intermunicipais que atuam em Guarulhos assinarão novos contratos com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Essa é a afirmação do presidente da CooperTriunfo, Vanei Antunes, que representa cerca de 60 permissionários.
O consórcio Internorte, responsável pelas empresas de ônibus intermunicipais, mantém contrato com os perueiros. O promotor Silvio Antero Marques, da Promotoria de Patrimônio Público e Social da Capital, afirma que a concessão de transporte pode ser intermediada apenas entre o poder público e os permissionários, sem interferência da iniciativa privada. A Promotoria tenta dialogar com as partes para viabilizar os novos contratos, o que não tem sido fácil. Na proposta de documento apresentada pela EMTU em 29 de abril, os permissionários reclamaram do excesso de punições.
Outra polêmica é a troca de micro-ônibus por vans. Alguns perueiros adquiriram vans há dois anos, mas a Internorte não permitiu a utilização dos validadores de catraca. A expectativa é que haja a liberação a partir da assinatura com a estatal.
Vanei afirma que há grande expectativa dos perueiros para ver o novo contrato, o que deve ser feito na quinta-feira, em reunião na EMTU. Ele adverte, entretanto, que não assinará um documento que não favoreça a categoria. "Não lutamos até agora para aceitar qualquer coisa", diz.
Procurada, a EMTU não se pronunciou sobre os novos contratos, a possibilidade de abrir licitação e a troca de vans por micro-ônibus.