Desde março o programa Peso Saudável, da Prefeitura de Guarulhos, realiza palestras mensais no Adamastor com o objetivo de ampliar o acesso a orientações multiprofissionais sobre estilo de vida, alimentação e hábitos saudáveis. Após cinco encontros classificados pelos participantes como “bem sucedidos” e “essenciais”, o programa já impactou a vida de centenas de guarulhenses acometidos com a obesidade, além de gerar mudanças radicais em seus comportamentos alimentares.
A iniciativa é de Lígia Ortolani dos Santos, nutricionista e chefe da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Secretaria da Saúde. Para ela, o Peso Saudável é uma maneira de alertar os munícipes para a importância dos cuidados com a alimentação e chamar atenção para o aumento dos casos de obesidade em todo o mundo.
Dados do atlas 2023 da Federação Mundial da Obesidade indicam que nos próximos 12 anos mais de quatro bilhões de pessoas serão obesas ou terão sobrepeso em todo o planeta, o que equivale a aproximadamente 51% da população mundial.
Atualmente 22,4% da população adulta brasileira apresenta obesidade. Entretanto, estima-se que em 2035 esse número alcance a marca alarmante de 41%.
“Os dados de obesidade no Brasil e no mundo mostram que precisamos ter estratégias de enfrentamento pautadas nos determinantes do comportamento alimentar. Só assim teremos resultados expressivos e eficientes”, comenta Lígia.
Com o objetivo de contrariar essas estatísticas no município de Guarulhos, o programa Peso Saudável tem oferecido estratégias para os munícipes que desejam mudar suas vidas aderindo à prática da reeducação alimentar.
Daniela Santana, do Parque Cecap, descobriu o programa por meio das redes sociais e contou que há tempos pretendia mudar seus hábitos de alimentação, mas que não tinha a motivação necessária para começar. Segundo ela, o Peso Saudável foi a oportunidade perfeita para dar start no que a munícipe chamou de “reeducação da vida”.
“É muito mais do que estética. Aqui temos a oportunidade de conhecer pessoas, entender realmente os motivos que estão por trás da obesidade. As palestras nos trazem reflexões que são essenciais para a vida. Eu estou gostando muito. Me sinto acolhida”, destaca a moradora.
Para Luiz Antônio, que também participa do programa, a obesidade pode estar ligada, em muitas das vezes, a problemas emocionais. O aposentado ressaltou ainda a importância da busca por conhecimento para ter uma alimentação melhor, além de uma vida mais saudável. “Aprendi a ler os rótulos, o que me fez entender aquilo que como diariamente. Desde o início do programa perdi 13 quilos e pretendo perder ainda mais”, comenta.
Tatiana Tessaro, moradora do Paraventi, foi orientada pela UBS do bairro a participar do Peso Saudável. Acreditando ser uma boa oportunidade para mudar seus hábitos, a guarulhense se inscreveu no programa, que já a ajudou a perder mais de oito quilos. “Foi ótimo. Eu mudei completamente a minha alimentação. Hoje minha casa está repleta de frutas e verduras, coisa que nunca aconteceu”, destaca Tatiana.
Além de adotar uma boa alimentação, a prática de atividades físicas também é considerada uma importante aliada na manutenção de hábitos saudáveis, segundo especialistas.
O profissional de educação física Rafael Jonathas garante que os exercícios reduzem significativamente as chances de desenvolvimento da obesidade, pois a prática promove diminuição da gordura corporal e aumento no percentual de massa muscular, uma ferramenta não farmacológica que contribui no tratamento e prevenção de doenças crônicas.
“A diabetes tipo dois e a hipertensão arterial, por exemplo, são condições muitas vezes provenientes da obesidade que podem ser prevenidas ou minimizadas pela prática de exercícios físicos regulares associados a uma dieta adequada”, destaca Rafael.
Marcos Pereira de Lemos, morador dos Pimentas, bairro onde o aposentado também pratica atividades físicas em sua UBS de referência, se inscreveu no Peso Saudável para combinar conhecimentos de nutrição com os exercícios que pratica na unidade. “As informações fornecidas nas palestras, juntamente com as atividades físicas, estão trazendo muitos benefícios para minha saúde”, comenta Marcos.
Os encontros do Peso Saudável continuarão acontecendo mensalmente até o final do ano. As inscrições para 2023, contudo, já foram encerradas.