Cidades

PESQUISA – 70% dos metalúrgicos têm casa própria

O lançamento do livro "Perfil dos Trabalhadores Metalúrgicos de Guarulhos e Região" nesta terça (30), no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região, reuniu sindicalistas, trabalhadores, empresários, poder público e vários veículos de imprensa.

O livro, com 114 páginas, contém o resultado de 2.088 entrevistas, em 100 metalúrgicas de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Feito pelo Dieese a pedido do Sindicato, o levantamento é um retrato vivo da categoria metalúrgica, que reúne 58 mil trabalhadores.

Dados – O "Perfil" aponta: 98% dos metalúrgicos são registrados em Carteira; 84% recebem PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados); 75% moram em casa própria (70% já quitadas). Segurança: 96% recebem Equipamento de Proteção Individual; 23% já sofreram algum tipo de acidente de trabalho. Transporte: (96%) utilizam apenas uma condução para chegar ao trabalho. Sindicalização: 56% são sócios.

Guia – Para José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato, o livro vai orientar a ação sindical e cidadã da entidade. "O conteúdo do Perfil informa sobre a situação atual e também orienta a respeito de ações futuras do Sindicato", ele diz.

50 anos – O lançamento do "Perfil" integra as comemorações dos 50 anos do Sindicato, fundado em 30 de abril de 1963. Para Josinaldo José de Barros, vice do Sindicato e diretor do Dieese, o livro mostra que a ação sindical melhorou a vida dos trabalhadores e ajudou a reduzir as desigualdades sociais na região.

Posso ajudar?