Aproveitando a fase de crescimento acelerado no consumo de computadores no Brasil, pesquisa feita pela CVA Soltions e Metodologia – onde analisou o perfil do mecado de computadores no País -, com 7.200 usuários destes produtos, em todo o território nacional, mostrou que 68% dos computadores dos domicílios são desktops, e 32% são os portáteis, que envolvem os notebooks – 30% – e os netbooks – 2%.
A pesquisa envolveu pessoas de 18 a 65 anos ou mais, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$ 500 a R$ 12.700 ou mais, moradoras das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste, sendo que dentro da região Sudeste, os estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O sistema operacional que domina os computadores analisados é o Windows, presente em 95% deles. O sistema operacional MAC está presente em 1% dos computadores, abaixo ainda do Linux, com 3%.
O mercado de computadores obteve 8,04 de nota média de Valor Percebido (Custo-Benefício), a nona melhor nota dentre os 21 setores da economia analisados, sendo o mais alto o mercado de Eletrodomésticos, com 9,28, e o mais baixo o mercado de Planos de Saúde, com 6,27.