O Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelo torcedor brasileiro. Pelo menos é isso o que aponta pesquisa pela FutebolCard. Especializada na venda de ingressos, a empresa comercializou aproximadamente 7 milhões de entradas no ano passado entre jogos da Série A, B, C e D e constatou que 80% dos bilhetes foram adquiridos neste formato de compra, que está em operação no Brasil desde o final de 2020. Em relação a 2022, houve alta de 51%. Há dois anos, somente 29% das pessoas utilizaram o Pix como principal meio de pagamento e o cartão de crédito ainda era visto como o queridinho do torcedor.
Para Cristiano Maschio, CEO da Qesh, coretech que oferece soluções tecnológicas para garantir eficiência, agilidade e inovação em operações financeiras, a alta do uso deste método nos últimos anos tem sido um grande diferencial aos torcedores: “O Pix é uma ferramenta de fácil uso e de transferência instantânea, que otimiza toda a operação. Outras formas tendem a ser mais demoradas, como é o caso do cartão de crédito, por exemplo, em que a transação passa por mais etapas de verificação no sistema e, por isso, tem maiores chances de falha durante o processo. Não é à toa que o Pix já soma mais de 66 bilhões de transações no Brasil, em três anos desde o lançamento. Essa simples solução, aliada à capacidade tecnológica das plataformas de venda, assegura uma transferência rápida e segura, além de garantir, de fato, que o torcedor adquira seu ingresso para curtir o jogo”.
Vitor Roma, CEO da keeggo, consultoria de tecnologia, reforça: “O Pix oferece mais praticidade e conveniência para os torcedores no pagamento de ingressos para partidas de futebol. A modalidade já é amplamente aceita e pode ser utilizada em diversos canais, como sites de venda de ingressos, aplicativos de clubes e até mesmo nas bilheterias dos estádios, tornando o processo de compra mais ágil e eficiente. Com isso, os torcedores têm mais tempo para aproveitar o evento e menos preocupações com questões financeiras”, afirma.
Sobre as plataformas de venda de ingressos, alguns clubes do Brasil já utilizam sistemas com as principais tecnologias do mercado, a fim de garantir a melhor experiência do torcedor. É o caso do Flamengo, que desde 2017 conta com a Plataforma ElevenTickets Imply para gerenciar seus canais de vendas de ingressos, e também utiliza o App Fla Ingressos, com integração com sócio-torcedor e gestão de ondas de vendas e controle de acessos do Maracanã. As experiências digitais oferecidas visam garantir estabilidade e segurança para atender grandes volumes de público, além de proporcionar facilidades como formas de acesso exclusivas para os associados em alguns setores do Maracanã.
“Todos esses aspectos garantem uma infraestrutura bem desenvolvida e com performance no mais alto nível, com altos índices de segurança e estabilidade para assegurar o atendimento a grandes volumes de público. São serviços idealizados com o intuito de suprir as necessidades específicas do Flamengo, em que também podemos destacar os investimentos em customização e blindagem antifraude”, explica Tironi Paz Ortiz , CEO e fundador da Imply, holding gaúcha que desenvolve vasta gama de soluções customizadas e escaláveis de alta tecnologia.
Acesso com reconhecimento facial
Já no momento de entrar no estádio, a novidade que vem sendo implementada nos principais palcos da Série A é o reconhecimento facial, tecnologia que será obrigatória onde a capacidade for superior ou igual a 20 mil pessoas, conforme a Lei Geral do Esporte, e que já é utilizada por clubes como Goiás, Palmeiras, Atlético-MG, Vasco e Cuiabá.
No caso do Goiás, o clube tornou-se a primeira equipe da elite nacional a disponibilizar o modelo de entrada para os fãs ao estádio. “O Goiás coloca a segurança da torcida em primeiro lugar e, por isso, optamos por implementar o sistema de reconhecimento facial no Estádio Hailé Pinheiro. Acreditamos que esta ação leva tranquilidade e conforto para os torcedores durante as partidas, especialmente para famílias e crianças. O projeto funcionou muito bem e temos utilizado esta forma de acesso para todos os jogos em casa”, explica Rogério Pinheiro, presidente do Esmeraldino.
“Acredito que as tecnologias presentes em estádios de futebol, como o reconhecimento facial, contribuem significativamente para aprimorar a experiência do torcedor. Ao agilizar o acesso, proporcionar segurança adicional e personalizar interações, estamos elevando o conforto e a conveniência dos fãs, tornando cada jogo uma experiência agradável e, ao mesmo tempo, moderna”, complementa Vitor Roma.