Economia

Pesquisa da CNI aponta aumento do pessimismo dos empresários industriais

A falta de confiança dos empresários continua disseminada e intensa, segundo aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador ficou em 36 pontos em dezembro, uma ligeira alta em relação aos 36,4 pontos registrados em novembro.

O Icei de dezembro está 9,4 pontos abaixo do registrado em igual período de 2014. Os indicadores da pesquisa variam de zero a 100, sendo que valores abaixo de 50 pontos indicam pessimismo dos empresários.

Segundo a CNI, a falta de confiança é maior entre as grandes empresas, onde o Icei caiu de 37,7 pontos em novembro para 35 pontos em dezembro. Com essa queda, o indicador alcançou o menor nível da série histórica que começou em 1999. Nas médias indústrias, o Icei permaneceu em 35,1 pontos e, nas pequenas, o indicador cresceu pelo segundo mês consecutivo e passou de 35,3 pontos para 36,9 pontos em dezembro.

O levantamento mostra que os empresários da construção são os mais pessimistas. O Icei nesse setor caiu para 35 pontos. Na indústria da transformação, o índice foi de 36 pontos e, na extrativa, de 41,6 pontos.

Para essa pesquisa, foram ouvidas 2.938 empresas de todo o País entre os dias 1º e 11 de dezembro.

Posso ajudar?