Turismo

Pesquisa da FGV vai revelar perfil do turismo na cidade

A apuração foi solicitada pelo Ministério do Turismo e termina nesta terça-feira

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) deve apontar características do turismo em Guarulhos. O estudo foi solicitado pelo Ministério do Turismo e contribuirá com parâmetros para financiamento e políticas públicas.

A pesquisa, que abrange diversos municípios do Brasil, começou a ser feita em Guarulhos nesta segunda-feira, sendo que a apuração deve terminar nesta terça-feira, a partir de entrevistas com secretários municipais e pessoas envolvidas no setor turístico na cidade.

De acordo com a pesquisadora da FGV, Vanessa Froese, que realizará o levantamento de dados no município, o estudo dará subsídios ao Prodetur, uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Por meio do programa, é criada uma linha de crédito para atender à demanda por recursos de financiamento internacional dos Estados e municípios brasileiros. O Prodetur tem entre suas propostas estruturar destinos e dar qualidade ao produto turístico brasileiro e aumentar a competitividade do turismo nacional.

Investimento – Na opinião do presidente da Guarulhos Convention e Visitors Bureau (Grucvb), Marco Iannoni, o município é caracterizado como cidade de turismo de negócios. "Guarulhos tem um potencial invejável. É a maior cidade não Capital do País e a segunda economia do Estado, contando com cerca de três mil indústrias, 15 mil estabelecimentos comerciais e 49 mil prestadores de serviços".

O presidente da Grucvb conta que tem sido observado crescimento nos números do turismo da cidade e o município tem sido divulgado no Brasil e no exterior. Entretanto, Iannoni aponta a necessidade de investimentos. "É fundamental investir em infraestrutura e no setor aeroportuário, além da construção de um grande centro de eventos, o qual alavancaria o turismo Guarulhense", argumentou.

Posso ajudar?