Cidades

Pesquisa da Fipe aponta queda de 18% no congestionamento de Guarulhos

Uma pesquisa realizada pela Fipe usou dados de viagens intermediadas pelo aplicativo da Uber para criar um indicador inédito que examina a evolução dos congestionamentos em toda a região metropolitana de São Paulo nos últimos anos. A pesquisa identificou uma redução do trânsito na região de Guarulhos, onde o índice de congestionamento passou de 38,5% em 2016 para 20,7% em 2018.
 
Considerando toda a Grande São Paulo, o índice passou de 39,6% para 31,4% no mesmo período. O indicador, que representa o tempo extra dos deslocamentos em relação ao que seria possível se houvesse tráfego livre, foi construído a partir da plataforma Uber Movement.
 
 São Paulo é a primeira metrópole do país a entrar na plataforma, que consiste em um site público e gratuito – movement.uber.com – que disponibiliza o tempo médio dos percursos entre centenas de áreas da Grande São Paulo, calculado a partir dos dados agregados de viagens pelo aplicativo.
 
O estudo da Fipe foi coordenado por Eduardo Haddad, professor titular do Departamento de Economia da FEA/USP que recebeu a missão de explorar as possibilidades de pesquisa com os dados do Movement. Para criar o índice, os pesquisadores verificaram o tempo de viagem de cada área para cada área, em cada hora do dia, para chegar aos menores e maiores valores em cada dia, nos três anos – correspondendo a um total de 26,3 mil horas de trânsito analisadas.
 
 "O resultado é uma medida simples e intuitiva que pode ser utilizada para a análise e o entendimento de diversas questões relacionadas aos congestionamentos urbanos", explicou Haddad. O indicador será atualizado para seguir monitorando a evolução do trânsito. A pesquisa completa pode ser consultada aqui.
 
Comparação
Os pesquisadores da Fipe também analisaram o impacto de diferentes acontecimentos no trânsito. Foi identificado que o viaduto que cedeu na marginal Pinheiros, em novembro de 2018, por exemplo, elevou o índice de congestionamento em 5,1 pontos em toda a capital. A pesquisa também identificou que, durante a greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, que provocou falta de combustível nos postos, o índice de congestionamento caiu 9,4 pontos.
 
 O Uber Movement mostra que, na primeira sexta-feira da greve, as viagens de Guarulhos até a região do Jóquei Clube, na capital, ficaram em média 42% mais rápidas em relação à semana anterior.
 
Pelo site do Uber Movement, qualquer um pode realizar consultas e visualizar os dados que mais interessar, com filtros que permitem comparar períodos do dia, dia da semana ou datas específicas. São mais de 267 mil combinações possíveis de viagens entre 517 áreas nos 39 municípios da região metropolitana.
 

Posso ajudar?