Cidades

Pesquisa levanta hábitos de consumo cultural do guarulhense

A Guarulhos Cultural, em parceria com a produtora Roda Gigante, iniciaram a pesquisa Cultura em Guarulhos. O levantamento tem como objetivo entender os hábitos de consumo do guarulhense e da produção cultural existente na cidade. Clique para responder.

Cultura em Guarulhos é uma primeira pesquisa sobre os hábitos de cultura na cidade de Guarulhos. Por conta das características da cidade, em especial por sua proximidade com a Capital e o fluxo de pessoas que transitam entre as duas cidades, a pesquisa tem como público-alvo tanto os moradores da cidade como também aqueles que não moram na cidade mas que possuem uma rotina permanente na cidade.

A pesquisa é dividida em duas partes: uma primeira etapa é para que todas as pessoas possam contribuir com informações sobre seus hábitos culturais, sejam eles presenciais ou online, e também tratam de forma geral esse consumo. Algumas questões são voltadas para as atividades culturais de forma geral e outras com o recorte na cidade de Guarulhos.

Um recorte importante da primeira parte é saber como as pessoas se informam sobre a cultura da cidade e sua agenda de atividades de eventos. Sendo a Comunicação um fator decisivo para a conexão entre o cidadão e sua cultura, a expectativa é conhecer melhor quais os fluxos de informação na cidade para que todos possam obter melhores resultados na estruturação de suas ações culturais.

Já na segunda parte, voltada apenas para aqueles que atuam no setor cultural, seja de forma amadora ou profissional. Nela contamos com a contribuição dos respondentes para saber mais sobre como funciona e de que forma a produção cultural está distribuída na cidade além do seu impacto econômico.

Por fim, ainda existe um breve levantamento das expectativas gerais sobre a cultura no processo pós-pandemia. Sendo o setor econômico da cultura um dos mais atingidos durante o processo de isolamento social, a pesquisa pretende dar um retrato norteador para que qualquer interessado possa obter uma base quantitativa para a reestruturação de suas atividades.

A pesquisa dura de 3 a 5 minutos para ser respondida – de acordo com o perfil do entrevistado como descrito acima. Ela também fará a coleta de dados socioeconômicos para melhor leitura dos cenários. Todos os dados serão disponibilizados publicamente de forma não identificada, com o objetivo de contribuir para todos os profissionais e pesquisadores a possibilidade de desenvolver novos recortes e leituras através dos dados.

Cada entrevistado poderá responder apenas uma vez a pesquisa. Ela estará disponível entre os dias 18 de outubro e o dia 30 de novembro de 2021. Os resultados e análises realizados pela Guarulhos Cultural e pela produtora Roda Gigante serão divulgados no primeiro trimestre de 2022.

Clique para responder

Posso ajudar?