Preocupação constante do consumidor brasileiro, a desvalorização do carro chega a definir opção de compra do zero km. Não são poucos os compradores que, diante de uma dúvida entre o modelo X e o Y, procuram apurar qual perde mais preço depois de 1 ou 2 anos de uso para decretar sua escolha. E é natural supor que as marcas com maiores volumes de vendas como zero km, justamente por significarem a opção final do usuário na hora da compra, repitam essa boa performance nos modelos seminovos. É exatamente o caso da Fiat, campeã de vendas de unidades zero km no mercado automotivo – a marca vendeu, de janeiro a julho de 2021, o total de 267.429 unidades de automóveis e comerciais leves, com 22,88% de participação.
Em uma pesquisa inédita em sua base de dados, o departamento de Estatísticas da Mobiauto apurou que os 555 automóveis e comerciais leves das 13 principais marcas do país, modelos 2021, proporcionaram uma valorização média – entre janeiro e agosto deste ano – de 16,41%. Já os 32 modelos e versões mais relevantes da Fiat, para comprovar a tese inicial da boa aceitação também no mercado de seminovos, tiveram altas de preço de 18,84%. O Uno Attractive 1.0 Fire 5p 2021, por sua vez, surgiu como campeão de valorização dentro da marca: ele valia R$ 41.155 em janeiro e hoje é vendido por R$ 51.421, alta de 24,94%. Quem diria… mas o feliz proprietário desse popular viu seu patrimônio erguer-se em mais de R$ 10 mil. E ainda usou o carro por todo esse período.
A start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2020, transformando-se em um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, levou em consideração as cotações de 32 modelos e versões (2020 e 2021), apurando os valores em janeiro e agosto deste ano.
“Interessante observar que, se apanharmos a média de 16,41% de todo o mercado, a Fiat possui 26 modelos acima desse percentual, dentre os 32 pesquisados. Não há como questionar a ótima aceitação do público pelos principais modelos da marca”, opina o especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto. “Por lidarmos com marcas e modelos de todo o mercado brasileiro, esse ótimo resultado de modelos da Fiat não nos surpreende. Temos acompanhado de perto a valorização de seus veículos”, completa.