Cinema

Pesquisa mostra que branco é a cor de carro favorita

Pesquisa indica, no entanto, que na América do Sul, prata e preto estão na liderança

Pesquisa realizada pela PPG Industries, fabricante de revestimentos automotivos, no fim do ano passado e divulgada nos Estados Unidos, mostrou que o branco foi  i classificado como a cor de veículo mais popular do mundo. Cerca de 21% dos carros ano-modelo 2011 ao redor do mundo têm sido branco. Prata e preto ficaram em segundo lugar, empatadas com 20%.

Na América do Sul, no entanto, o prata e o preto mantém a liderança, com 31% e 21% da preferência, respectivamente. Em terceiro lugar vem o cinza com 17,4%. O branco aparece em quarto, com 16,1%. Entretanto, a pesquisa mostra que prata e preto têm perdido terreno, enquanto cinza e branco vem ganhando. "A cor branca tinha 10,2% da preferência em 2009, subiu para 13,8% em 2010 e agora saltou para 16,1%", afirma Alex Lair de Amorim, responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Cores da PPG do Brasil. Outra cor que também cresceu na preferência do consumidor foi o cinza, que em 2009 tinha 13,8% de participação, subiu para 14,5% em 2010, e agora tem 17,4%.

"Enquanto isso, o prata caiu de 34,1% em 2009 para 32,9% em 2010 e tem 31% este ano, e o preto tinha 26,2% da preferência em 2009, caiu para 23,8% em 2010, e agora tem 21%", mostra Amorim, ao comentar que outras tonalidades também tiveram alteração no quadro de preferência: "o vermelho cresceu de 4,8% em 2009 para 6,8% em 2011 mostrando que nossa preferência são cores acromáticas".

Evolução

De acordo com a pesquisa, a evolução do branco ocorreu em escala mundial. Na América do Norte, o branco foi a cor mais usada na indústria automotiva pela primeira vez, com 20% do total. O prata ficou em segundo lugar (19%), o preto em terceiro (18%) e o cinza em quarto (15%). Vermelho e azul empataram em quinto (9% cada).

Na Europa, o preto é a cor mais popular (26%), seguida da branca (20%), prata (16%), cinza (14%), azul (9%) e vermelho (7%), e na região da Ásia / Pacífico, a ordem é prata (25%) em primeiro, seguida da branca (23%), preto (17%), cinza (8%), vermelho (10%) e azul (7%).

Uma curiosidade acerca do branco é que veículos pintados nesta cor refletem muito mais a incidência dos raios solares e, consequentemente, aquecem menos. "Com isso, o uso do ar-condicionado pode ser melhor racionalizado, e isso gera economia de combustível e menor emissão de gases na atmosfera", afirma o especialista em tintas, Alex Amorim.

Pesquisa

A PPG concluiu recentemente um estudo on-line de opiniões dos consumidores nos Estados Unidos sobre a importância das cores que se referem às compras de carro novo, e mediu que:

– 48% dos consumidores responderam que geralmente escolhem produtos com base na cor;

– 77% disse que a cor exterior foi um fator na decisão de compra do veículo;

– 30% informou que a cor é um fator importante na escolha do veículo;

– 31% respondeu que estão dispostos a pagar mais por um veículo que expressa sua personalidade através da cor;

Os proprietários de carros de luxo, carros esportivos e SUVs grandes Premium disseram que estão dispostos a pagar mais para obter a cor de sua escolha; 40% disse que prefeririam uma ampla gama de opções de cores.

Além de previsão de tendências de cores, a PPG continua a desenvolver novas tecnologias de pintura que oferecem opções de design automotivo para melhorar a aparência e ajudar os fabricantes de automóveis diferenciarem suas marcas.

Posso ajudar?