Faltando seis dias para o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Guarulhos, pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Paraná revela que o ex-prefeito Elói Pietá (PT), que tenta retornar à Casa Branca, acumula rejeição de 47% contra 35,3% do atual mandatário Guti (PSD), que busca a reeleição.
No item da pesquisa que aponta o potencial eleitoral de cada um dos dois candidatos, em relação a Elói, 47% dos eleitores ouvidos pelo Paraná responderam que “não votaria nele de jeito nenhum”, 22,% “com certeza, votaria nele para prefeito de Guarulhos”; 26,9% “poderia votar nele para prefeito” e somente 1,3% “não o conhece suficientemente para opinar”.
Já em relação a Guti, 32,1% “com certeza, votaria nele para prefeito de Guarulhos”, 28,9% “poderia votar nele para prefeito”, 0,8% “não o conhece suficientemente para opinar”, contra os 35,3% que “não votariam nele de jeito nenhum”.
Diante dos números, enquanto o petista lidera em rejeição, Guti tem um número maior em relação a votos consolidados, que são aqueles que dão a certeza que votarão nele no próximo domingo, dia 29.
O resultado final da pesquisa aponta que, em votos válidos, Guti tem 59,6% contra 40,4%. Nos votos totais, a pesquisa aponta 48,6% a 33% da preferência dos entrevistados. 11,8% disseram que vão votar nulo, em branco ou em ninguém. Já 6,6% não sabem ou não respondem.
A margem de erro da pesquisa – realizada entre os últimos dias 19 e 22, ouvindo 800 eleitores – é de 3,5% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. A sondagem está registrada no TSE com o número SP-06745/2020.