A pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas confirma dados que aparecem em todos levantamentos divulgados até agora em relação às eleições 2024. Os nomes ligados à esquerda seguem como os mais rejeitados pelos eleitores da cidade, quando questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum.
O ex-prefeito Elói Pietá, que administrou a cidade por 8 anos como membro histórico do PT, mas agora foi rejeitado por seu partido e se aliou com o também ex-prefeito petistas Sebastião Almeida, considerado um dos piores gestores da história de Guarulhos, é o mais rejeitado. Agora, concorrendo pelo Solidariedade, comandado pelo sindicalista Paulinho da Força, Pietá acumula 33,6% de rejeição. Ou seja, um terço do eleitorado de Guarulhos não votaria em Pietá de forma alguma.
O segundo mais rejeitado é o deputado federal Alencar Santana, que se apresenta como o candidato do presidente Lula, que esteve na cidade há um mês, mas que não ajudou o petista a subir nas pesquisas. Além de cair neste Paraná Pesquisas, tem 24,6% de rejeição.
Xerife do Republicanos, Waldomiro Ramos do PSB, Thiago Surfista do Novo, Lucas Sanches do PL aparecem a seguir com 19,5%, 15,6%, 14,4 e 12,9% respectivamente.
O Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores presencialmente entre os dias 15 e 20 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo SP-08296/2024.