Pesquisa eleitoral publicada com exclusividade pelo jornal Folha Metropolitana, nesta terça-feira, dia 22, mostra que nenhum candidato do PT iria ao segundo turno em Guarulhos se as eleições fossem realizadas hoje. O levantamento realizado pela empresa Cruz Consulting/Ibrap e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-4289/2016 tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.
O candidato do PT melhor colocado seria o deputado estadual Alencar Santana, com 9% das intenções, o que o coloca em quarto lugar, atrás do vereador Guti (PSB), com 14%, o empresário Carlos Roberto (PSDB), com 11%, e o deputado federal Eli Correa Filho (DEM), com 10%. Alencar também aparece como o mais rejeitado entre todos os nomes propostos, com 29% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum.
Em um cenário em que aparece o ex-prefeito Elói Pietá como o candidato do PT, o resultado é mais negativo ainda para o partido que está no poder há mais de 15 anos, já que aparece com apenas 6% das intenções de voto. Guti aparece com 16%, Carlos Roberto com 15%, Eli com 12%.
Na avaliação do prefeito Sebastião Almeida (PT), mais noticias ruins para a administração. Ele tem 44% de péssimo, 23% de ruim, 21% de regular. A aprovação atinge só 8%, sendo 7% de bom e 1% de ótimo.
A pesquisa foi realizada nos últimos dias 16 e 17 de março. O jornal não informa quem contratou o levantamento.