A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência deu um passo importante nesta terça-feira (23) para organização do Circuito Esportivo Recreativo Adaptado de Guarulhos – Cerag 2016. Em reunião realizada no órgão com as entidades da cidade e região, foi definido que na primeira etapa, a Prefeitura levará grupos para atividades recreativas na modalidade praia acessível em Bertioga, entre os dias 14 e 18 de março.
De acordo com os organizadores, o evento será desenvolvido na praia do Indaiá, mobilizando aproximadamente 1.500 pessoas de dez entidades e contará com a parceria da Prefeitura de Bertioga. A ação tem como objetivo proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, possibilitando o acesso aos locais de lazer.
Para essa tarefa, toda a infraestrutura está preparada. Para os que tem problema de mobilidade, serão oferecidas cadeiras especiais para que possam entrar na água em segurança. As cadeiras anfíbias, como são denominadas, são feitas com um tipo de pneu especial que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. Devido à altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Os equipamentos permitem maior facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.
Felipe Horta, professor da Coordenadoria para Pessoa com Deficiência, conta que este é o terceiro ano que Guarulhos leva as entidades para a praia. “Em 2014, a Coordenadoria e o Núcleo de Apoio e Desenvolvimento a Pessoa com Deficiência iniciaram uma parceria com a cidade de Bertioga. No primeiro evento fizemos um atendimento de 1.200 pessoas em cinco dias, com uma caravana de cinco ônibus e seis vans”, explicou Horta.
Cerag
O Cerag foi criado com objetivo de promover o esporte paralímpico na região, já que os Jogos Adaptados de Guarulhos (JAG) acontecem apenas uma vez por ano. O circuito acontecerá ao longo do ano com as modalidades: praia acessível, natação, basquete de rua, futsal, bocha, dança e atletismo.