Pessoas em situação de rua ocupam dois pontos da praça Gilberto Vans Mills, conhecida como praça das Pedras, no Macedo. Pelo menos duas familias diferentes estão vivendo no local há algumas semanas. o problema é recorrente e chama a atenção dos moradores da região que aguardam por uma ação rápida da prefeitura para realizar o acolhimento e encaminhar os ocupantes para abrigos.
Um deles armou uma barraca com um plástico preto ao lado de algumas pedras no centro da praça. Mais abaixo, outra família instalou até um sofá, além de diversos materiais, embaixo de algumas árvores. Em dias de sol, eles espalham roupas pelo gramado a fim de seca-las.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) não respondeu sobre o problema localizado na praça no Macedo. Informou de forma genérica ao GuarulhosWeb que iniciou em junho o cadastramento e mapeamento da população em situação de rua presente hoje no município. A ação está sendo realizada em parceria com a ONG conveniada S.O.S. Família São Geraldo, que tualmente realiza o Serviço Especializado em Abordagem Social.
Ainda segundo a pasta, foi “constatado o crescimento dessa população na cidade, muitas vezes como reflexo de outras políticas municipais de caráter higienista, o atual governo tem priorizado a ampliação de vagas em Serviços de Acolhimento Institucional Adulto e a ampla cobertura dos Serviços da Rede Socioassistencial municipal. Um exemplo dessas ampliações foi a inauguração do novo Serviço de Acolhimento Institucional do Taboão no mês passado. Até o final de 2018, a Prefeitura pretende inaugurar mais um Serviço nessa mesma modalidade, levando a cabo o reordenamento do Serviços Socioassistenciais previstos pela Política Nacional de Assistência Social”.