Considerados por muita gente como membros da família, os animais de estimação precisam de atenção, carinho e cuidados especiais. Mas será que na hora de comprá-los, ou de leva-lo para um simples banho e tosa você prestou atenção se há um médico veterinário responsável no estabelecimento escolhido?
Diante desta constatação, na segunda-feira (12) o Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou no Diário Oficial da União uma resolução que estabelece que pet shops e locais de comercialização de mamíferos se adequem a uma série de novas normas. Elas entram em vigor a partir desta quinta-feira.
O mercado dos Pet Shops no Brasil vem crescendo significativamente. Em 2014 o faturamento estimado para este segmento foi de R$16 bilhões.
As mudanças garantem a segurança, a saúde e o bem estar dos animais que sejam atendidos em locais como pet shops, exposições e feiras agropecuárias.
É comum ver animais em gaiolas nas portas dos estabelecimentos mas agora, com a fiscalização mais rígida, os estabelecimentos são obrigados a ter uma estrutura que permita ao animal ficar longe de barulhos que possam causar estresse, e com acesso restrito de pessoas. Além disso, obriga que os estabelecimentos mantenham um veterinário responsável a função deste profissional é avaliar diariamente as condições de higiene e comportamental do animal. Caso um animal apresente alteração comportamental deve ser retirado de exposição e mantido em local tranqüilo e adequado, até que se estabilize.
O pProfessor Renato Dalcin, docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Guarulhos, diz que esta norma já é antiga, mas que a partir de agora a fiscalização ficará mais intensa.
“Esperamos que agora a fiscalização aconteça, e que mexendo no bolso dos infratores as coisas mudem” explicou o Professor. Dalcin ainda explica que a principal importância das normais trata-se do bem estar do animal, que ao ser assistido por um profissional capacitado, ganha em qualidade de vida.
Para que já passou por algum problema com o animal em um estabelecimento sem Médico Veterinário capacitado, ou tem alguma denuncia, pode entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo pelo telefone (11) 5908-4799 ou pelo e-mail fiscalizaçã[email protected] para fazer o pedido de fiscalização o denunciante não precisa se identificar.