O torneio de New Haven, nos Estados Unidos, o último antes da disputa do US Open – o quarto e último Grand Slam da temporada, em Nova York, que começará nesta segunda-feira -, terá uma decisão entre duas tenistas da República Checa. Petra Kvitova e Lucie Safarova venceram nesta sexta as suas partidas pelas semifinais com tranquilidade e farão neste sábado o sétimo duelo entre elas – com larga vantagem para a primeira, que ganhou os seis confrontos anteriores.
Para chegar à final, Petra Kvitova, atual número 5 do ranking da WTA, encontrou uma até surpreendente facilidade para ganhar da dinamarquesa Caroline Wozniacki, quarta colocada do mundo, por 2 sets a 0 – com parciais de 7/5 e 6/1, em 1 horas e 41 minutos de partida. O resultado positivo empatou o confronto direto entre as duas em 5 a 5.
Na outra semifinal, Lucie Safarova, que vem logo atrás de Wozniacki e Kvitova no ranking mundial, bateu a ucraniana Lesia Tsurenko, apenas a 46.ª colocada do mundo, também por 2 sets a 0 – com parciais de 6/2 e 7/6 (7/4), em 1 hora e 33 minutos.
Com o resultado, Lucie Safarova garantiu um lugar na 15.ª final de sua carreira profissional, sendo a terceira neste ano – venceu em Doha, no Catar, em fevereiro, e parou na norte-americana Serena Williams, líder do ranking, em Roland Garros. Já Petra Kvitova é bicampeã em New Haven e venceu 16 troféus em 21 decisões.