Entre as várias opções oferecidas pelos fabricantes no disputadíssimo mercado dos SUVs compactos, dá para dizer que o elegante Peugeot 2008, apesar de não se apresentar como um, corre por fora. Afinal, ele reúne os principais atributos deste nicho (bom espaço interno, posição elevada e porte), além de oferecer um bom nível de equipamentos de série que aumentam a sensação de conforto e segurança.
O GuarulhosWeb avaliou um modelo Griffe AT, que conta com caixa de câmbio automática de seis marchas e central multimídia com Android Auto e CarPlay, duas novidades presentes na linha 2018. O primeiro melhorou – e muito – a performance do carro, que conta com motor 1.6 flex, tornando bem mais agradável a condução principalmente no trânsito urbano. As trocas de marchas, sequenciais, bem programadas e com escalonamento preciso, tornam-se mais rápidas, suaves, lineares e agradáveis. Esta versão sai por R$ 85 mil.
Para ao fabricante, o novo câmbio também é sinônimo de eficiência energética, já que apresenta ganhos de consumo na estrada. Números divulgados pela Peugeot apontam velocidade máxima de 186 km/h e consume 10,7 km/l na cidade, com gasolina, e 7,5 km/l com etanol. Na estrada, faz 13 km/l com gasolina e 9,2 km/l com etanol. Durante a avaliação, ao longo de oito dias e 400 quilômetros percorridos, as marcas ficaram cerca de 10% abaixo das divulgadas.
O 2008 pode ter também o tipo de condução personalizado a partir das quatro opções disponíveis para cada tipo de motorista ou momento específico. O modo “Drive” é um modelo convencional, para quem mantém uma velocidade constante; o “Eco”, por sua vez, representa a economia de combustível; já a função “Sport” deixa o carro mais ágil e dinâmico por elevar o giro do motor e o modo “Sequencial”, que é uma alternativa para as trocas manuais.
A central multimídia acompanha a evolução já percebida em quase toda a concorrência, oferecendo o Google Android Auto e o espalhamento de novos aplicativos como o Google Maps e a compatibilidade com o aplicativo de navegação mais usado no Brasil, Waze. A interação é mais rápida, intuitiva e também pode ser feita via Apple CarPlay.
Sem tirar os olhos da estrada, o painel de instrumentos elevado do PEUGEOT i-Cockpit fornece ao motorista as informações necessárias à condução dentro de seu campo de visão para melhor leitura, eficácia e segurança. Confortavelmente sustentado pelo banco regulável em altura, profundidade e inclinação, o condutor se integra perfeitamente ao veículo. O volante multifunções de tamanho reduzido e revestido em regulável profundidade e em altura aumenta a precisão da direção, que tem assistência progressiva elétrica.
A versão Griffe avaliada conta com solar panorâmico, que aumenta consideravelmente a luminosidade interna, além de fortalecer a sensação de grande espaço. Aliás, o internor do 2008 é um de seus principais atrativos. Os materiais utilizados nos acabamentos são nobres, como os detalhes prata ao redor das saídas do ar- condicionado, nas portas e na moldura da central multimídia, que também conta com acabamento em black piano, presente ainda no painel de instrumentos e no comando do ar- condicionado Bi-Zone.
Os bancos são revestidos em couro e tecido, aliando qualidade e esportividade, em perfeita harmonia com outros elementos do interior. A iluminação branca dos equipamentos e mostradores combina com as cores claras das peças de acabamento da parte superior da cabine, criando um ambiente elegante e sofisticado. Destaque-se também o bom número de porta-objetos, como os espaços nas portas laterais, o profundo compartimento situado em frente ao câmbio e o porta-luvas refrigerado.
O que o Peugeot 2008 Griffe oferece:
• Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série. Na frente, os cintos têm pré- tensionadores e bloqueio de folga e atrás os cintos laterais e central têm bloqueio de folga;
• ESP – Freios a disco: programa eletrônico de estabilidade que garante segurança nas curvas e situações de emergência
• Hill Assist que oferece conforto e segurança em rampas. Mantém os freios acionados por 2s, mesmo após a liberação do pedal, ao mesmo tempo em que o motorista engata uma marcha
• Grip Control com controle de tração, cuja seleção anti-derrapagem pode ser ajustada para funcionar de cinco maneiras diferentes (desligado, normal, barro, areia, neve). Confere ao 2008 capacidades surpreendentes de superar obstáculos;
• Suspensão elevada com 200 mm de vão livre no ente-eixos e ângulo de entrada de 22°. A passagem por lombadas, valetas ou mesmo estradas de terra difíceis é facilitada;
• Sistema ISOFIX para a fixação de cadeirinhas utilizadas para o transporte de crianças.